IX – os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

Tradução Jurídica

Esse artigo determina que os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são considerados bens da União.

Exemplo: Vamos considerar uma personagem chamada Ana, uma engenheira geóloga que trabalha em uma empresa de mineração. Ela está envolvida na exploração de uma mina localizada em uma região específica do país. De acordo com a Constituição, os recursos minerais presentes nessa mina são considerados bens da União, mesmo que a propriedade do terreno seja privada. Portanto, a concessão para a exploração desses recursos minerais é regulada pela União, que estabelece as condições e os critérios para a sua exploração.

Questões

V – os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;

Tradução Jurídica

Esse artigo determina que os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva são considerados bens da União.

Exemplo: Vamos considerar um personagem chamado Maria, uma bióloga marinha que trabalha em uma reserva ambiental marinha localizada na plataforma continental do Brasil. Nessa região, existem diversos recursos naturais, como petróleo, gás natural e minerais, além de uma grande diversidade de vida marinha. De acordo com a Constituição, esses recursos e a área da reserva são considerados bens da União. Portanto, a exploração desses recursos e a gestão da reserva estão sob responsabilidade do governo federal.

Questões

IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;

Tradução Jurídica

Questões

III – os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

Tradução Jurídica

Este inciso estabelece que os lagos e rios que estão em terras da União, ou que atravessam mais de um estado, ou que fazem fronteira com outros países, ou que vêm de ou vão para territórios estrangeiros, são considerados bens da União. Isso também inclui as terras ao lado desses corpos d’água e as praias formadas por rios.

Exemplo: Clara (3), uma vereadora de 18 anos, quer criar um projeto de turismo sustentável nas margens de um rio que faz fronteira com outro país. Ela deve negociar e obter permissões do governo federal, pois esse rio é considerado um bem da União.

Questões

II – as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

Tradução Jurídica

O Art. 20 trata dos bens que pertencem à União.

O inciso II desse artigo lista as terras devolutas que são consideradas bens da União. Terras devolutas são aquelas que não possuem um proprietário definido, e a União é a titular dessas terras, conforme estabelecido pela Constituição.

Nesse contexto, o inciso II determina que são bens da União as terras devolutas que sejam indispensáveis para a defesa das fronteiras do país, a construção de fortificações e instalações militares, a implementação de vias federais de comunicação e para fins de preservação ambiental.

Exemplo: A situação ilustrativa para o inciso II do Art. 20 envolve uma área de terras devolutas localizada em uma região de fronteira do Brasil com um país vizinho. Essa área é estrategicamente importante para a defesa do território nacional, pois sua localização estratégica pode ajudar a proteger a integridade territorial brasileira.

Além disso, essa área de terras devolutas também abriga um ponto de interesse para a preservação ambiental, como uma reserva natural com rica biodiversidade e ecossistemas sensíveis. A União reconhece a importância dessa área para a proteção do meio ambiente e, portanto, a classifica como um bem da União, conforme estabelecido no inciso II do Art. 20 da Constituição. A partir dessa classificação, a União tem o poder de estabelecer medidas de proteção e conservação ambiental, além de poder atuar na defesa da fronteira e construção de instalações militares estratégicas na área. Dessa forma, o Art. 20, inciso II, contribui para a proteção dos interesses nacionais e da preservação ambiental do país.

Questões

I – os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;

Tradução Jurídica

Explicação: Este inciso refere-se aos bens que já são de propriedade da União e também àqueles que, por algum motivo, venham a ser transferidos para ela no futuro.

Questões