Filtrar por

Questão:  

Ano: 2013 

Banca: CESPE / CEBRASPE

Prova:  CESPE - 2013 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Psicologia | 

Orgão:  Telebras 

ENUNCIADO

Comentário

Os princípios da expectância e da valência motivacional estão relacionados à Teoria da Expectância de Victor Vroom, que adota uma abordagem cognitiva. Esta teoria sustenta que o comportamento e o desempenho resultam de escolhas conscientes, em que as pessoas comparam três variáveis: expectativa, valência e instrumentalidade, para decidir se se sentirão motivadas. Portanto, não é correto afirmar que as remunerações variáveis no setor público são instituídas com base nesses princípios.

Questão:  

Ano: 2023 

Banca: UFRRJ

Prova:  UFRRJ - 2023 - UFRRJ - Técnico em Contabilidade | UFRRJ - 2023 - UFRRJ - Técnico em Tecnologia da Informação | UFRRJ - 2023 - UFRRJ - Técnico em Agropecuária | 

Orgão:  UFRRJ 

ENUNCIADO

Comentário

Os princípios aplicáveis à Administração Pública são diversos e estão previstos em diferentes normas constitucionais e legais. Entre esses princípios, destacam-se: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme estabelecido na Constituição Federal. Além disso, temos os princípios da igualdade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório e julgamento objetivo, conforme previstos na Lei nº 8.666/93, que trata das licitações e contratos administrativos. Também são relevantes os princípios do interesse público, planejamento, transparência, eficácia, segregação de funções, motivação, segurança jurídica, razoabilidade, competitividade, proporcionalidade, celeridade, economicidade e desenvolvimento nacional sustentável, conforme estabelecidos na nova Lei nº 14.133/21, que regula as licitações e contratos administrativos no âmbito da Administração Pública.

Questão:  

Ano: 2015 

Banca: CESPE / CEBRASPE

Prova:  CESPE / CEBRASPE - 2015 - TRE-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária 

Orgão:  TRE-GO 

ENUNCIADO

Comentário

Os Portadores de Necessidade Especiais (PNE) são obrigados ao alistamento eleitoral, se enquadrarem nos demais requisitos estabelecidos. Vejamos o que determina a CF/88: “Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos”.

Questão:  

Ano: 2010 

Banca: CESPE / CEBRASPE

Prova:  CESPE - 2010 - MPS - Administrador 

Orgão:  MPS 

ENUNCIADO

Comentário

Os pontos fracos referem-se às desvantagens internas da empresa em comparação com a concorrência. São aspectos controláveis pela organização e podem ser melhorados por meio de ações internas de gestão. Por outro lado, as ameaças são fatores externos que têm o potencial de prejudicar o desempenho da empresa e, geralmente, estão fora do controle da organização. Dessa forma, a assertiva faz uma uma troca no conceito de pontos fracos e ameaças. Por isso, ela está incorreta.

Questão:  

Ano: 2013 

Banca: CESPE / CEBRASPE

Prova:   

Orgão:  PRF 

ENUNCIADO

Comentário

Os poderes(Executivo,Legislativo e Judiciário) possuem funções típicas e atípicas. A função administrativa é atípica da Justiça Eleitoral e ela representa a sua forma de se auto organizar e organizar as eleições.

Questão:  

Ano: 2017 

Banca: CESPE / CEBRASPE

Prova:  CESPE - 2017 - TRE-BA - Técnico Judiciário – Área Administrativa 

Orgão:  TRE-BA 

ENUNCIADO

Comentário

Os partidos deverão escolher os candidatos e deliberar sobre as coligações no período de vinte de julho a cinco de agosto do ano em que se realizarem as eleições: Lei n.º 9.504/97, “Art. 8o A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação”.

Questão:  

Ano: 2022 

Banca: UPENET/IAUPE

Prova:  UPENET/IAUPE - 2022 - SEFAZ-PE - Assistente de Apoio Administrativo 

Orgão:  SEFAZ-PE 

ENUNCIADO

Comentário

Os outros poderes também praticam atos administrativos ainda que de forma atípica.

Questão:  

Ano: 2019 

Banca: CONTEMAX

Prova:  CONTEMAX - 2019 - Prefeitura de Aroeiras - PB - Agente Administrativo | 

Orgão:  Prefeitura de Aroeiras - PB 

ENUNCIADO

Comentário

Os órgãos superiores são aqueles que tem poder de controle, decisão e comando dos assuntos referentes a sua área de atuação, sujeitos a controle hierárquico, sem possuir autonomia financeira ou administrativa.

Questão:  

Ano: 2021 

Banca: Quadrix

Prova:  Quadrix - 2021 - CREF - 21ª Região (MA) - Agente de Orientação e Fiscalização | 

Orgão:  CREF - 21ª Região (MA) 

ENUNCIADO

Comentário

Os órgãos podem ser classificados: – Com relação à hierarquia ou à posição estatal: independentes, autônomos, superiores, subalternos; – Quanto à atuação funcional: singular e colegiado; – Quanto à estrutura: simples e compostos; – Com relação às funções: ativos, consultivos e de controle; – Com relação ao âmbito de atuação: central e local;

Questão:  

Ano: 2019 

Banca: INAZ do Pará

Prova:  INAZ do Pará - 2019 - CRF-AC - Auxiliar Administrativo | 

Orgão:  CRF-AC 

ENUNCIADO

Comentário

Os órgãos independentes ou primários são originários da Constituição Federal e representam a cúpula dos Poderes Estatais. Salienta-se que não estão sujeitos a subordinação hierárquica e funcional. Exemplo: Ministério Público e Secretaria do Estado.