Questão: 38570

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AGU

Prova:    CESPE - 2007 - AGU - Procurador Federal - Prova 1

Empregado público na administração direta federal em desvio de função não possui direito ao pagamento das diferenças salariais pela função exercida.

38570 B

ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SEÇÃO DE DISSÍDIOS INDIVIDUAIS (Subseção I) 125. DESVIO DE FUNÇÃO. QUADRO DE CARREIRA. (alterada em 13.03.2002) O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas, mesmo que o desvio de função haja iniciado antes da vigência da CF/1988.

Questão: 911617

     Ano: 2018

Banca: NUCEPE

Órgão: PC-PI

Prova:    

O TCP/IP é a junção do protocolo TCP e do protocolo IP, ambos constituem a base do funcionamento da Internet . Considere as afirmativas a seguir sobre os dois protocolos. I. O protocolo TCP é orientado à conexão e confiável. II. O protocolo IP oferece um serviço confiável para entrega dos pacotes IP. III. O protocolo TCP é responsável pelo transporte das mensagens. IV. O endereço utilizado para entrega dos pacotes IP chama-se endereço IP. Está CORRETO apenas o que se afirma em:

911617 C

Orientação à conexão e confiabilidade do TCP: O protocolo TCP é projetado para estabelecer uma conexão segura e confiável, garantindo que os pacotes de dados sejam entregues sem erros e na sequência correta. Essa característica assegura a integridade das informações transmitidas entre o remetente e o destinatário. Natureza do serviço IP: Ao contrário do TCP, o protocolo IP não proporciona um serviço confiável por si só. Enquanto ele gerencia o endereçamento e roteamento dos pacotes de dados, ele opera sob o princípio do “melhor esforço”, sem garantir a entrega bem-sucedida dos pacotes. Função do endereço IP: O endereço IP é um elemento fundamental na identificação de dispositivos na rede, facilitando a entrega correta dos pacotes de dados. Cada dispositivo conectado à Internet tem um endereço IP exclusivo. Com base nesses pontos, podemos esclarecer que: A afirmação sobre o protocolo TCP ser orientado à conexão e confiável (I) é verdadeira. Já a afirmação de que o protocolo IP oferece um serviço confiável para entrega dos pacotes IP (II) é falsa, pois ele trabalha com a abordagem de melhor esforço e não garante a entrega dos pacotes. O TCP é realmente responsável pelo transporte das mensagens (III), sendo esta afirmação verdadeira. E, de fato, o endereço IP é utilizado para a entrega dos pacotes IP (IV), tornando esta afirmação verdadeira.

Questão: 1141244

     Ano: 2020

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura de Linhares - ES

Prova:    

"Leia o texto abaixo e responda ao que se pede. O que faz as coisas darem certo Duas pessoas. Ambas têm a mesma escolaridade. A mesma origem social. As mesmas oportunidades. Por que a vida é generosa com uma e fecha a cara para a outra? O destino e a sorte têm pouco a ver com isso. O que tem a ver é o nosso comportamento. Coisas simples nas quais não prestamos atenção alguma. Coluna assumidamente autoajuda, aproveite a promoção. Vou me demorar no que me parece mais importante: a forma com que cada um se comunica. A maioria dá o seu recado muito mal. Não estou me referindo apenas ao uso correto do português. A pessoa pode ser um acadêmico e mesmo assim ser um desastre ao transmitir o que pensa e o que deseja. Tampouco estou falando de sedução, xaveco. Estou falando de convocação para reuniões, convite para eventos, e-mails profissionais, bilhete para funcionários, mensagens de WhatsApp, postagens no perfil do Face e, claro, as conversas, todas elas: presenciais, telefônicas, gravação de áudios. A gente simplesmente reluta em deixar as coisas esclarecidas, não dá a informação completa, não contextualiza. É tudo racionado, fragmentado, e a culpa nem é dos atuais vícios tecnológicos: ser preguiçoso na comunicação vem da pré-história. Sempre foi assim. As pessoas acreditam que as outras são adivinhas, têm bola de cristal. “Olá, desculpe o atraso da resposta, muita correria, mas vamos em frente, queremos muito fechar um bate-papo com você. Pode ser dia 21 de outubro?” Exemplo que extraí da minha caixa de e-mails ontem, assinado por uma desconhecida. Fui checar na minha lista de excluídos se havia algum outro e-mail dela, para tentar descobrir do que se tratava. Havia. De fevereiro, quando ela fez um convite em nome de uma empresa. Ressurgiu agora como se tivesse pedido licença para ir ao banheiro e voltado em 10 minutos. Não, não posso dia 21, obrigada, fica para próxima. Fazemos isso o tempo todo: não nos apresentamos direito, não retornamos contatos, não damos coordenadas, não cumprimos o que prometemos, não deixamos lembretes, não confirmamos presença, não explicamos nossos motivos, não avisamos cancelamentos, não falamos toda a verdade, não tiramos as dúvidas, não perguntamos, não respondemos. Parece tudo tão desnecessário. Aí o universo não coopera e a gente não entende por quê. Além de se comunicar bem, há outros três grandes facilitadores na vida, coisas que interferem no modo como as pessoas nos analisam e que garantem nossa credibilidade: ser pontual, ser responsável e ser autêntico — esta última, das coisas mais cativantes, pois rara. Se o Papa Francisco não é presunçoso, por que raios você seria? É quase inacreditável: as coisas dão certo por fatores que estão totalmente ao nosso alcance. Martha Medeiros Na frase “Parece tudo tão desnecessário.”, os termos destacados têm, respectivamente, as seguintes funções sintáticas."

1141244 C

Ordem direta da oração: Tudo parece tão desnecessário. O que parece tão desnecessário? Tudo (sujeito). Tudo desnecessário: Desnecessário está dando uma característica ao tudo, ou seja tudo que foi falado é desnecessário. Logo, temos um predicativo do sujeito.

Questão: 877899

     Ano: 2012

Banca: COPEVE-UFAL

Órgão: MPE-AL

Prova:    COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Auditor do Ministério Público

Dadas as proposições abaixo sobre o conceito, a evolução e as técnicas de elaboração do orçamento público, I. O orçamento base zero (OBZ) visa especialmente instrumentalizar as ações gerenciais, que se caracterizam por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho. II. O orçamento-programa pode ser definido como um plano de trabalho que contém um conjunto de ações a realizar e a identificação dos recursos necessários à sua execução. O orçamento-programa não é apenas documento financeiro, mas instrumento de operacionalização das ações do governo, em consonância com planos e diretrizes estabelecidos. III. No orçamento de desempenho, que é voltado especialmente para as avaliações dos resultados do orçamento em curso, todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. IV. O orçamento público é uma autorização do legislativo que compreende a previsão das receitas e a fixação das despesas. verifica-se que estão corretas apenas

877899 C

Orçamento base zero ou por estratégia: consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Os órgãos deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade dos seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial. Orçamento de desempenho ou por realizações: enfatiza o resultado dos gastos e não o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional, Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto do gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo ações desenvolvidas. Fonte:Administração Financeira e Orçamentária – Sérgio Mendes

Questão: 1240580

     Ano: 2019

Banca: INSTITUTO AOCP

Órgão: UFPB

Prova:    INSTITUTO AOCP - 2019 - UFPB - Administrador de Edifícios | INSTITUTO AOCP - 2019 - UFPB - Assistente da Tecnologia da Informação |

Assinale a alternativa INCORRETA.

1240580 B

Oração subordinada adjetiva: exerce função de adjetivo, qualificando/caracterizando um termo da oração principal. Sempre vem introduzida por pronome relativo [QUE, QUEM, O QUAL, CUJO, ONDE]. Oração subordinada adjetiva restritiva: sem vírgula Oração subordinada adjetiva explicativa: com vírgula