Questão: 620407

     Ano: 2016

Banca: IESES

Órgão: TJ-PA

Prova:    IESES - 2016 - TJ-PA - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção

Sabe-se que o poder constituinte se refere à manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. Referido poder teria seu marco histórico através das Constituições escritas, visando à limitação do poder estatal e a preservação dos direitos e das garantias individuais. O Poder Constituinte originário estabelece a Constituição de um novo Estado, organizando-o e criando os poderes destinados a reger os interesses de uma comunidade. São características do Poder Constituinte Originário:

620407 A

O poder consituinte originário é: Inicial: O poder constituinte originário é “inicial” porque é o primeiro ato de criação de uma ordem jurídica. Ele estabelece os fundamentos, princípios e normas básicas que regerão o Estado. Esse poder inaugura o sistema normativo de um novo Estado. Ilimitado: No momento de sua elaboração, o poder constituinte originário é considerado “ilimitado”. Isso significa que, durante o processo de criação da nova Constituição, não há restrições legais externas ou fiscalização imposta pelas normas da ordem jurídica anterior. Contudo, após a promulgação, o novo texto constitucional pode estabelecer limitações para seu próprio exercício futuro. Autônomo: O poder constituinte originário é “autônomo” porque não está vinculado às normas da ordem jurídica anterior. Ele pode, de maneira independente, criar um novo ordenamento jurídico sem se submeter aos preceitos da ordem anterior. Incondicionado: O poder constituinte originário é “incondicionado” porque não possui uma forma predefinida ou restrita de exercício. Ele não está sujeito a requisitos específicos em sua elaboração, ao contrário do poder constituinte derivado, que pode ter limitações e procedimentos mais rígidos.

Questão: 840524

     Ano: 2017

Banca: FCC

Órgão: DPE-RS

Prova:    FCC - 2017 - DPE-RS - Técnico - Área Administrativa

O Presidente da República propôs projeto de emenda à Constituição Federal para que fosse alterada a idade mínima para a aposentadoria dos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, tendo a proposta sido aprovada, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, pelo voto de 3/5 dos respectivos membros. Nessa situação, a emenda constitucional daí decorrente é fruto do Poder Constituinte

840524 C

O poder consituinte derivado é responsável por realizar alterações ou reformas na Constituição, adaptando-a à evolução da sociedade e às mudanças nas necessidades políticas, econômicas e sociais. No caso, a alternativa C está correta, pois a situação hipotética apresenta o procedimento de elaboração das emendas constitucionais.

Questão: 1657651

     Ano: 2019

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Antônio Prado - RS

Prova:    Provas: OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Antônio Prado - RS - Médico Clínico Geral | OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Antônio Prado - RS - Nutricionista |

Considerando-se o Mozilla Firefox 61, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Adicionar aos Favoritos. ( ) Salvar no Pocket. ( ) Ações da Página.

1657651 B

O Pocket é integrado ao navegador Firefox, permitindo salvar diversos conteúdos (como blogs, fontes de notícias, páginas web e vídeos) em um único lugar com o clique de um botão, para que você possa acessar mais tarde em qualquer dispositivo.

Questão: 501919

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2015 - FUB - Assistente em Administração

Julgue o item a seguir, a respeito da Constituição Federal de 1988 (CF) e dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

O pluralismo político, fundamento da República Federativa do Brasil, é pautado pela tolerância a ideologias diversas, o que exclui discursos de ódio, não amparados pela liberdade de manifestação do pensamento.

501919 A

O pluralismo político, como fundamento da República Federativa do Brasil, expressa a valorização da diversidade de ideias, opiniões e a tolerância a ideologias diversas. No entanto, é importante destacar que, no sistema jurídico brasileiro, não existem direitos absolutos, e há limites para o exercício de determinados direitos, inclusive para a liberdade de manifestação do pensamento.

Questão: 544391

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    

O pluralismo político é princípio fundamental que assegura aos cidadãos até mesmo o apartidarismo.

544391 A

O pluralismo político é um princípio fundamental no contexto democrático que se refere à diversidade de opiniões, convicções filosóficas e orientações políticas na sociedade. Além do engajamento pluripartidário, o pluralismo político reconhece o direito de manifestação de forma apartidária, ou seja, sem estar vinculado a um partido político específico.