Questão: 1285578

     Ano: 2018

Banca: GUALIMP

Órgão: Câmara de Nova Venécia - ES

Prova:    GUALIMP - 2018 - Câmara de Nova Venécia - ES - Procurador Jurídico

Marque a alternativa INCORRETA:

1285578 D

O Código de Processo Civil estabelece duas formas de tutela provisória: a tutela de urgência e a tutela da evidência. A tutela de urgência é aplicada quando há indícios nos autos que sugerem a probabilidade do direito e a presença de perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, conforme o disposto no artigo 300, parágrafo 1, CPC/15. Por outro lado, a tutela da evidência é concedida sem a necessidade de comprovação do perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, nas seguintes situações: Quando há abuso do direito de defesa ou evidente intenção protelatória por parte da parte envolvida. Quando as alegações de fato podem ser comprovadas exclusivamente por meio de documentos e existe uma tese estabelecida em julgamentos de casos repetitivos ou em súmula vinculante. No caso de um pedido reipersecutório fundamentado em prova documental suficiente do contrato de depósito, o que levará à decretação da entrega do objeto armazenado, sob pena de multa. Quando a petição inicial estiver acompanhada de prova documental que seja suficiente para demonstrar os fatos que constituem o direito do autor, sem que o réu apresente provas capazes de gerar dúvida razoável, como especificado no artigo 311, parágrafo 1, CPC/15.

Questão: 81474

     Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: SJDHDS - BA

Prova:    FCC - 2010 - SJCDH-BA - Agente Penitenciário

Possui legitimidade para o ajuizamento da Ação Popular:

81474 C

O cidadão brasileiro, auele ue está em gozo dos seus direitos políticos, seja ele nato ou naturalizado, possui legitimidade para propor Ação Popular (art. 5º, inciso LXXIII, da CR/88).

Questão: 33561

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-CE

Prova:    CESPE - 2008 - DPE-CE - Defensor Público

É essencial para verificação da legitimação que o autor de ação popular demonstre a condição de cidadão brasileiro no exercício dos direitos políticos.

33561 A

O cidadão brasileiro para ajuizar a Ação Popular deve comprovar a cidadania, seja com o título eleitoral, ou seja com documento ue a ele corresponda. A Lei n. 4717/65 assim determina: “Art. 1º (…) § 3º A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento ue a ele corresponda”.

Questão: 27723

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-BA

Prova:    CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Judiciária

Considerando que um cidadão brasileiro tenha dupla cidadania e candidate-se a deputado federal, julgue os próximos itens com base nas leis eleitorais e partidárias e nas disposições constitucionais sobre cidadania. A candidatura em questão poderá ser deferida, mas, se o candidato for eleito, ele não poderá ocupar nenhum cargo da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

27723 B

O cidadão brasileiro com dupla cidadania pode se candidatar a deputado federal, pois cumpre a condição de elegibilidade prevista no artigo 14, §3º, inciso I, da Constituição Federal, que exige a nacionalidade brasileira.

Questão: 1113206

     Ano: 2017

Banca: IDECAN

Órgão: Câmara de Coronel Fabriciano - MG

Prova:    IDECAN - 2017 - Câmara de Coronel Fabriciano - MG - Técnico de Contabilidade |

Dentro dos processos que regem as contas municipais, é de extrema importância verificar o ciclo orçamentário, ou seja, todo processo orçamentário que envolve o planejamento de um município que, por característica, poderá ser um processo contínuo, dinâmico e flexível, através do qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia os programas do setor público. Nos aspectos físico e financeiro correspondem, neste sentido, às atividades que antecedem o orçamento, portanto, devem ser programadas e monitoradas para o bom êxito do ciclo citado anteriormente. No Brasil, o exercício financeiro coincide com o ano civil, ou seja, inicia em 01 de janeiro e encerra em 31 de dezembro de cada ano, conforme dispõe o art. 34 da Lei nº 4.320/64. Porém, o ciclo orçamentário é um período muito maior, iniciando com o processo de elaboração do orçamento, passando pela execução e encerramento com controle. Segundo a Legislação e a teoria da contabilidade pública, com foco gerencial, o ciclo orçamentário deverá ter etapas sequenciadas na seguinte ordem:

1113206 C

O Ciclo Orçamentário O ciclo orçamentário compreende o período de tempo em que se processam as atividades típicas do Orçamento Público; ou seja, a elaboração orçamentária, a aprovação, a execução orçamentária e financeira, e o controle e avaliação. O ciclo orçamentário é maior que o exercício financeiro. Inicia-se com a elaboração (no ano anterior), a execução e o controle (no exercício) e o controle e a avaliação (no ano seguinte). ATENÇÃO  As etapas do ciclo orçamentário anual encontram-se abordadas ao longo deste livro, aqui apenas as contextualizamos em relação ao ciclo, e acrescentamos conceitos relacionados a controle e avaliação. O ciclo orçamentário é constituído de quatro fases: elaboração; votação e aprovação; execução orçamentária/financeira; controle e avaliação.