Questão: 316353

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-ES

Prova:    CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Público

Considere que Júlio, agindo em legítima defesa contra Celso, atinja, por erro na execução - aberratio ictus -, Fátima, que esteja passando pelo local no momento e que não tenha relação com os contendores, causando-lhe lesões graves. Nessa situação hipotética, ainda que Júlio seja absolvido penalmente, haverá o dever de reparar os danos materiais e morais causados a Fátima, com o direito de regresso em face de Celso.

316353 A

No erro na execução, o agente atinge uma pessoa ou coisa diferente da pretendida devido a um erro na hora de executar o delito.

Questão: 845949

     Ano: 2017

Banca: IBFC

Órgão: TJ-PE

Prova:    IBFC - 2017 - TJ-PE - Oficial de Justiça

Analise os itens abaixo sobre a teoria do erro. I. O erro de tipo essencial incide sobre elementar do tipo quando a falsa percepção de realidade faz com que o agente desconheça a natureza criminosa do fato. II. O erro sobre objeto é irrelevante para o Direito Penal, já que o agente, mesmo quando realiza a conduta que recai sobre coisa alheia, responderá criminalmente pelo crime cometido nos limites do tipo penal. III. O aberratio ictus é modalidade de erro acidental que não exclui a tipicidade, sopesando ao agente uma responsabilização em âmbito penal. IV. O aberratio criminis é o desvio na execução do delito e recai sobre o objeto jurídico do crime, sendo que sua verificação não exclui a tipicidade. Assinale a alternativa correta.

845949 E

No erro na execução, o agente atinge uma pessoa ou coisa diferente da pretendida devido a um erro na hora de executar o delito.

Questão: 1149553

     Ano: 2018

Banca: FCC

Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal

Prova:    FCC - 2018 - Câmara Legislativa do Distrito Federal - Inspetor de Polícia Legislativa |

Considerando o que estabelece o Código Penal, associe as duas colunas relacionando os conceitos com a sua definição. I. Delito putativo por erro de tipo. II. Aberratio ictus . III. Erro de proibição. IV. Aberratio criminis . a. O agente percebe a realidade, equivocando-se sobre regra de conduta. b. Acidente ou erro no emprego executório culminando por atingir bem jurídico diferente do pretendido. c. O comportamento do agente, subjetivamente, é criminoso, mas objetivamente o ato não se enquadra no tipo penal. d. Desvio no golpe ou erro na execução culminando por atingir pessoa diversa da pretendida.

1149553 E

No erro na execução, o agente atinge uma pessoa ou coisa diferente da pretendida devido a um erro na hora de executar o delito.

Questão: 1377045

     Ano: 2019

Banca: COVEST-COPSET

Órgão: UFPB

Prova:    COVEST-COPSET - 2019 - UFPB - Técnico em Contabilidade

Suponha que, no OpenOffice Calc, numa fórmula na célula B1, queiramos colocar lá o valor de A1*C1+100, desde que o valor na célula A1 não extrapole os limites de 0 a 10 (abaixo de 0 ou acima de 10), e que exiba uma mensagem indicando essa extrapolação, se for o caso. Assinale a alternativa que apresenta uma fórmula em B1 que executa o que desejamos.

1377045 D

No enunciado, o teste lógico é se o valor na célula A1 está dentro do intervalo de 0 a 10. Se A1 for maior que 10, queremos que exiba a mensagem “Valor acima do limite”. Se A1 for menor que zero, queremos que exiba “Valor abaixo do limite”. Se nenhum desses casos for verdadeiro, queremos calcular A1*C1+100. A fórmula apresentada na alternativa D é a seguinte: SE(A1>10; ‘Valor acima do limite’; SE(A1<0; 'Valor abaixo do limite'; A1*C1+100) ) Essa fórmula funciona da seguinte maneira: Primeiro, verifica se A1 é maior que 10. Se sim, exibe a mensagem "Valor acima do limite". Se não, prossegue para o próximo teste lógico usando outra função SE aninhada. Então verifica se A1 é menor que 0. Se sim, exibe a mensagem "Valor abaixo do limite". Se não, realiza a operação A1*C1+100. Esta é a única alternativa que corretamente usa a função SE aninhada para verificar ambas as condições e, ao mesmo tempo, realiza a operação matemática correta caso nenhuma das condições de erro seja verdadeira.

Questão: 1932938

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CRM-SC

Prova:    Quadrix - 2022 - CRM-SC - Advogado |

No que se refere ao processo administrativo disciplinar, julgue o item. A sindicância reveste-se de caráter inquisitório, sendo processo não litigioso.

1932938 A

No entendimento de Cretella Jr. citado por Carvalho Filho (2005, pág. 898) sindicância “é o meio sumário de que se utiliza a Administração Pública, no Brasil, para, sigilosa ou publicamente, com indiciados ou não, proceder à apuração de ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas, fornecerão elementos para a imediata abertura de processo administrativo contra o funcionário público responsável”. Carvalho Filho (2005, pág. 898), lecionado que a sindicância “reveste-se de caráter inquisitório, porque é processo não-litigioso; como conseqüência, não incide o princípio da ampla defesa e do contraditório. Caracteriza-se por ser procedimento preparatório, porque objetiva a instauração de um processo principal, quando for o caso, obviamente”.