Questão: 1873182

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-PA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - DPE-PA - Defensor Público |

Marcos é oficial da Marinha Mercante brasileira há três anos. Pedro é estagiário de um escritório de advocacia e recolheu seis contribuições facultativas à previdência social pela menor alíquota disponível. Vânia é empregada da Caixa Econômica Federal há oito anos. Acerca dessas situações hipotéticas, assinale a opção correta.

1873182 C

GABARITO C A Devido ao seu tempo de permanência na Marinha Mercante, Marcos já perdeu a qualidade de segurado. ERRADO. Enquanto permanecer na marinha, manterá a qualidade de segurado, só perderá depois de 3 meses após o licenciamento. B Caso esteja grávida, em gozo de salário-maternidade, Vânia deverá contribuir facultativamente para manter a qualidade de segurada. ERRADO (Quando o segurado estiver em gozo de algum benefício que não seja o auxílio-acidente se manterá na qualidade de segurado) C Após seis meses da última contribuição, Pedro perderá automaticamente a qualidade de segurado se deixar de contribuir para a previdência social. CERTO (O segurado facultativo após parar de contribuir ainda ficará na qualidade de segurado por 6 meses, após esse prazo, perderá tal qualidade) D Caso seja demitida, Vânia manterá a qualidade de segurada por até trinta e seis meses. ERRADO (Vânia ficará assegurada por 12 meses após cessar as contribuições, mas como foi demitida terá + 12 meses, totalizando 24 meses na qualidade de segurada. Ela iria ter o direito a + 12 meses se tivesse realizado as 120 contribuições mensais = 10 anos, sem perder a qualidade de segurada) E Caso fique doente e necessite parar de trabalhar por mais de quinze dias, Pedro poderá solicitar auxílio-doença à previdência social. ERRADO (Pedro na qualidade de segurado facultativo, teria que ter recolhido 12 contribuições mensais para gozar do benefício de incapacidade temporária, somente se fosse de natureza acidentária é que a carência ia ser dispensada)

Questão: 484674

     Ano: 2013

Banca: VUNESP

Órgão: MPE-ES

Prova:    VUNESP - 2013 - MPE-ES - Agente de Promotoria – Assessoria

A lei penal posterior ao fato criminoso

484674 C

GABARITO C VIGE O PRINCÍPIO DA RETROATIVIDADE DA LEI MAIS BENÉFICA. ATENÇÃO! Súmula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

Questão: 80506

     Ano: 2008

Banca: FCC

Órgão: MPE-RS

Prova:    FCC - 2008 - MPE-RS - Secretário de Diligências

Tendo em conta o Princípio da Reserva Legal, é correto afirmar que

80506 C

GABARITO C Vedação da analogia in Malan parten: Analogia não é forma de interpretação da lei, é forma de integraçãodo ordenamento jurídico que visa completar lacunas legislativas do ordenamento jurídico. Somente é possível analogia em favor do acusado.

Questão: 2000033

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: AGE-MG

Prova:    FGV - 2022 - AGE-MG - Procurador do Estado |

Os segurados da Previdência Social podem ser obrigatórios ou facultativos. O facultativo é aquele que não tem obrigação de fazer os recolhimentos, mas o faz voluntariamente por entender que a adesão ao RGPS é vantajosa pela proteção social que ela oferece. Das situações abaixo listadas, assinale a que contempla, de acordo com a norma de regência, um(a) segurado(a) facultativo(a).

2000033 C

GABARITO C DECRETO N 3.048/1999 Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social. § 1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros: VII – o estagiário que preste serviços a empresa nos termos do disposto na Lei nº 11.788, de 2008;

Questão: 370313

     Ano: 2013

Banca: FEPESE

Órgão: IPREV

Prova:    FEPESE - 2013 - IPREV - Advogado - Autárquico

Assine a alternativa correta em relação à seguridade social. De acordo com a Constituição da República de 1988, o empregador, a empresa e a entidade a ela equiparada deverão recolher a contribuição social sobre:

370313 C

GABARITO C Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I – do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;