Questão: 1030848

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CONRERP 2ª Região

Prova:    Quadrix - 2019 - CONRERP 2ª Região - Analista de Relações Públicas |

Com relação aos direitos e às garantias fundamentais, julgue o item. O caráter livre e secreto do voto impõe?se apenas em face do Poder Público.

1030848 B

Conforme precedentes do STF, o caráter livre e secreto do voto impõe-se não só em face do Poder Público, mas também das pessoas privadas em geral. Assim, a preservação do voto livre e secreto obriga o Estado a tomar inúmeras medidas com o objetivo de oferecer as garantias adequadas ao eleitor, de forma imediata, e ao próprio processo democrático.

Questão: 2321316

     Ano: 2023

Banca: IGEDUC

Órgão: Prefeitura de Pombos - PE

Prova:    IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Analista de Recursos Humanos |

A elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo que envolve a preparação, aprendizado e aperfeiçoamento dos colaboradores, com resultados vistos principalmente no longo prazo. Esse processo inclui o aprimoramento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), que servem para potencializar os resultados no trabalho, elevando a motivação, empenho e, por fim, os lucros da companhia.

2321316 A

Conforme PMBOK 6ªedição (2017), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único. Após a conclusão do projeto, a atividade poderá se tornar um processo contínuo de linha/rotina da área para a continuidade de obtenção dos benefícios. A questão envolve os conceitos projetos e processos de desenvolvimento de pessoas, especificamente sobre projeto de desenvolvimento de pessoas destaca-se que é um processo que envolve identificar habilidades, oferecer treinamento, fornecer feedback construtivo, promover mentorias, avaliar progresso para garantir o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Um projeto de desenvolvimento de pessoas geralmente envolve as etapas: · Avaliar necessidades; · Definições de objetivos; · Planejamento de desenvolvimento; · Implementação de treinamento; · Mentoria e aconselhamento; · Avaliação de desempenho; · Reconhecimento;

Questão: 2165919

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: TST

Prova:    FGV - 2023 - TST - Juiz do Trabalho Substituto |

A partir de uma noção ampla de liberdade, é possível chegar à contextualização de uma conduta antissindical. Dentre as hipóteses abaixo, NÃO implica cerceamento do direito garantido constitucionalmente de livre associação para fins lícitos:

2165919 B

Conforme os artigos 578 e 579 da CLT, as contribuições sindicais deverão apresentar prévia e expressa autorização do empregado. Dessa forma, caso o funcionário opte por não contribuir, poderá assinar formulário contendo declaração de oposição ao recolhimento destes valores. No entanto, o empregador não poderá estimular, sugerir, auxiliar e induzir o empregado a apresentar carta de oposição.

Questão: 943427

     Ano: 2018

Banca: Quadrix

Órgão: CRN - 10ª Região (SC)

Prova:    Quadrix - 2018 - CRN - 10ª Região (SC) - Técnico Administrativo

Quanto ao direito ao livre exercício de trabalho, ofício ou profissão, previsto na CF, julgue o próximo item. O livre exercício de trabalho, ofício ou profissão é norma constitucional de eficácia plena, insuscetível de sofrer restrição pela legislação infraconstitucional.

943427 B

Conforme o STF, no julgamento do Agravo Regimental no Mandado de Injunção n. 6.113 DF, “o art. 5º, inc. XIII, da Constituição da República é norma de aplicação imediata e eficácia contida ue pode ser restringida pela legislação infraconstitucional. Inexistindo lei regulamentando o exercício da atividade profissional dos substituídos, é livre o seu exercício”.

Questão: 1968422

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-RO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PC-RO - Delegado de Polícia |

Assinale a opção correta, no que diz respeito às contravenções penais.

1968422 C

Conforme o princípio da subsidiariedade, a norma primária tem primazia sobre a norma secundária, esta última sendo aplicada somente quando os fatos não se ajustarem perfeitamente à primeira. A norma secundária é considerada como uma ‘reserva’, utilizada quando a norma principal não se adequar completamente à situação específica. O princípio da subsidiariedade encontra-se estabelecido no artigo 1º do Decreto-Lei nº 3.688/1941, conhecido como a Lei das Contravenções Penais, o qual determina o seguinte: ‘As contravenções devem obedecer às disposições gerais do Código Penal sempre que esta lei não estabelecer de maneira diferente’.