Questão: 1191521

     Ano: 2016

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Presidente Prudente - SP

Prova:    VUNESP - 2016 - Prefeitura de Presidente Prudente - SP - Procurador Municipal |

José da Silva encontrou um terreno urbano de 200 m 2 e lá construiu uma pequena residência onde passou a morar com sua família por 7 anos. O cidadão já possuía um imóvel na zona rural do município, mas era distante de seu local de trabalho, de forma que passou a residir no terreno urbano com animus domini , exercendo posse contínua e sem oposição de terceiros. Diante desses fatos, assinale a alternativa correta.

1191521 E

Como José da Silva já possuía imóvel, mesmo que em zona rural, não pode usucapir nenhum outro imóvel. CC 2002 Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano OU RURAL.

Questão: 304701

     Ano: 2013

Banca: IADES

Órgão: EBSERH

Prova:    IADES - 2013 - EBSERH - Advogado

Sobre o Poder Constituinte, assinale a alternativa correta.

304701 C

Como estudado, O Poder Constituinte Derivado, mais especificamente o Poder Constituinte Derivado Reformador, é responsável pela elaboração de emendas à Constituição. O processo de emenda constitucional é uma manifestação desse poder e está previsto em dispositivos específicos da Constituição Federal.

Questão: 1842956

     Ano: 2021

Banca: FCC

Órgão: PGE-GO

Prova:    FCC - 2021 - PGE-GO - Procurador do Estado Substituto

Minerva foi dispensada um dia após o término do contrato entre a gestão municipal e a sua empregadora, Thebas Serviços de Ensino, uma organização social ue prestava serviços educacionais ao ente público. Ajuizou ação trabalhista postulando salários atrasados, depósitos no FGTS, verbas rescisórias e férias vencidas em dobro. Neste caso, nos termos de súmula do Tribunal Superior do Trabalho, a Justiça do Trabalho tem entendido ue a responsabilidade pelo pagamento destas verbas é

1842956 B

Como era: Lei 8.666/93: Art. 71 – O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato. ▪️§ 1 – A inadimplência do contratado, com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis. ▪️§ 2 – A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato(…). Como ficou: Lei 14.113/21: Art. 121. Somente o contratado será responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato. ▪️§ 1º – A inadimplência do contratado em relação aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transferirá à Administração a responsabilidade pelo seu pagamento e não poderá onerar o objeto do contrato nem restringir a regularização e o uso das obras e das edificações, inclusive perante o registro de imóveis, ressalvada a hipótese prevista no § 2º deste artigo. ▪️§ 2º – Exclusivamente nas contratações de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, a Administração responderá solidariamente pelos encargos previdenciários e subsidiariamente pelos encargos trabalhistas se comprovada falha na fiscalização do cumprimento das obrigações do contratado.

Questão: 236677

     Ano: 2012

Banca: MPE-MG

Órgão: MPE-MG

Prova:    MPE-MG - 2012 - MPE-MG - Promotor de Justiça

O Ministério Público Eleitoral exerce suas funções perante os órgãos da Justiça Eleitoral, incumbindo-lhe atuar nas causas de sua competência, velar pela fiel observância da legislação eleitoral e partidária e promover a ação penal nos casos de crimes eleitorais. Assim, assinale a alternativa INCORRETA :

236677 A

Como cediço, o Promotor de Justiça Eleitoral atua, ordinariamente, perante os Juízes Eleitorais e as Juntas Eleitorais (primeira instância); os Procuradores Regionais Eleitorais, perante o TRE (segunda instância); e o Procurador Geral Eleitoral (PGE), junto ao TSE (tribunal superior). É digno de registro informar que o PGE poderá designar, por necessidade de serviço, outros membros do Ministério Público Federal para oficiar, sob a coordenação do Procurador Regional, perante os Tribunais Regionais Eleitorais (LC n.º 75/93, art. 77, parágrafo único).

Questão: 1254644

     Ano: 2020

Banca: INSTITUTO AOCP

Órgão: Prefeitura de Betim - MG

Prova:    Contratos e Convênios, INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Betim - MG - Analista de Recursos Financeiros, Orçamentários

A Gestão orientada para resultados é considerada uma poderosa ferramenta metodológica de monitoramento e avaliação das ações dos governos em sistemas políticos democráticos que propicia, dentre outros benefícios, o desenvolvimento de estratégias de acompanhamento aos cidadãos. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as dimensões que precisam ser respeitadas na avaliação dos resultados nas ações de governo.

1254644 E

Como a questão destaca a gestão por resultados, vamos nos concentrar na Dimensão Resultados do MEGP. De acordo com esse modelo, a avaliação dos resultados alcançados nas ações de governo deve considerar as dimensões de eficiência, eficácia e efetividade. Isso possibilita aos agentes políticos fazer ajustes nos seus processos de trabalho e oferece oportunidades para desenvolver estratégias de acompanhamento aos cidadãos.