Questão: 2117097

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEE-PE

Prova:    

Considerando os conceitos de administração pública, a organização administrativa do Estado, a administração direta e indireta e, ainda, as espécies, a classificação, os poderes, os deveres e as prerrogativas dos agentes públicos, julgue o item a seguir.A administração indireta é formada exclusivamente pelas pessoas jurídicas de direito privado às quais a lei atribui a execução de atividade pública administrativa.

2117097 B

F fundações públicas –> em regra D. PRIVADO excessão: fundações autárquicas. A autarquias–> D. PÚBLICO S sociedade de economia mista–> D. PRIVADO E empresas públicas–> D. PRIVADO”

Questão: 2347237

     Ano: 2023

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Quinze de Novembro - RS

Prova:    

Na frase “O artista estava exultante após concluir o trabalho encomendado.”, qual palavra é um sinônimo da palavra sublinhada?

2347237 B

Exultante → Que demonstra sua alegria com entusiasmo; Que expressa contentamento.

Questão: 200473

     Ano: 2011

Banca: FUMARC

Órgão: Prefeitura de Nova Lima - MG

Prova:    FUMARC - 2011 - Prefeitura de Nova Lima - MG - Procurador Municipal

Compete aos Municípios, EXCETO:

200473 D

Explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado é de competência dos Estados, não dos Municípios. Vejamos: CR/88, art. 25, § 2º “Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação”.

Questão: 2338074

     Ano: 2023

Banca: IBFC

Órgão: EBSERH

Prova:    

"Texto Automóvel: Sociedade Anônima (Paulo Mendes Campos) Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo. Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc. Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...] Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você. Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...] Entre as orações “compre um carro; é um conforto admirável” (1º§), há um ponto e vírgula. Sem prejuízo de sentido para o enunciado, esse sinal de pontuação poderia ser substituído por um conectivo de valor: "

2338074 A

Explicativo ->Tem o sentido de justificativa: Compre um carro, pois é um conforto admirável

Questão: 2470781

     Ano: 2024

Banca: Instituto Access

Órgão: INT

Prova:    Instituto Access - 2024 - INT - Tecnologista Júnior - Gestão de Qualidade |

Acerca da gestão da inovação, analise as afirmativas a seguir: I. A gestão da inovação vai muito além de uma estrutura modernizada e bons computadores. II. A transformação digital deve, necessariamente, estar inserida na cultura do negócio de forma que os processos, tarefas e soluções ganhem em agilidade com cada vez menor dispêndio de energia. III. Dessa forma, é importante incluir a inovação na estratégia empresarial, para que toda a empresa entenda e incorpore às suas práticas a inovação como algo indispensável. Assinale

2470781 E

Explicação detalhada de cada afirmativa: I. Correta. A gestão da inovação vai além de apenas ter uma estrutura física moderna e equipamentos de tecnologia avançada. Ela envolve processos, práticas, cultura organizacional e fatores humanos que promovam e sustentem a inovação contínua na empresa. II. Correta. A transformação digital, que engloba a adoção de tecnologias digitais nos processos e operações, deve fazer parte da cultura organizacional. Isso permite que a empresa se beneficie de maior agilidade, eficiência e otimização de recursos conforme incorpora essas soluções digitais em suas atividades. III. Correta. Para que a inovação seja efetivamente promovida e sustentada, é fundamental que ela esteja alinhada à estratégia empresarial. Isso significa que a inovação deve ser entendida e incorporada como um valor essencial em todas as áreas e níveis da organização, tornando-se parte intrínseca das práticas e da cultura organizacional. Portanto, as três afirmativas estão corretas e coerentes com os princípios fundamentais da gestão da inovação nas organizações, que envolvem aspectos culturais, estratégicos, tecnológicos e processuais para fomentar a inovação de forma contínua e integrada aos negócios.