Questão: 316610

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2013 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

Caso o DF institua, mediante lei, determinada gratificação para os servidores das suas polícias civil e militar e do seu corpo de bombeiros militar, tal norma legal, segundo o entendimento do STF, será constitucionalmente correta, já que a disposição sobre a referida matéria constitui uma das competências do DF.

316610 B

Assertiva incorreta. A Constituição Federal estabelece: Art. 21. “Compete à União: (…) XIV – organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio”.

Questão: 1033017

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: HUB

Prova:    CESPE - 2018 - HUB - Serviço Social |

Com relação ao conceito de cidadania e a aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente. A democracia no Brasil ampliou as formas de participação da população na condução da vida política do país, garantindo, inclusive, o voto e a eleição de candidatos analfabetos.

1033017 B

Assertiva incorreta. A Constituição estabelece em seu art. 14, § 4º, que “são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”. Portanto, os analfabetos, podem apenas votar (voto facultativo), e não podem ser votados.

Questão: 27721

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-BA

Prova:    CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Judiciária

Considerando que um cidadão brasileiro tenha dupla cidadania e candidate-se a deputado federal, julgue os próximos itens com base nas leis eleitorais e partidárias e nas disposições constitucionais sobre cidadania. A justiça eleitoral deverá deferir a candidatura apenas se o candidato em apreço renunciar expressamente à cidadania de outro país.

27721 B

Assertiva incorreta, uma vez que o cidadão brasileiro que tem dupla cidadania pode se candidatar, pois atende a condição de elegibilidade prevista no artigo 14, §3º, inciso I, da Constituição Federal, que consiste em ter a nacionalidade brasileira.

Questão: 483959

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-GO

Prova:    CESPE - 2015 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Acerca do alistamento eleitoral e da organização da justiça eleitoral, julgue o próximo item. O procurador-geral de justiça do Distrito Federal (DF) e dos territórios tem a atribuição de atuar como procurador-geral perante o Tribunal Superior Eleitoral e pode indicar outros procuradores em exercício no DF para auxiliá-lo.

483959 B

Assertiva incorreta, tendo em vista o disposto no Código Eleitoral. O art. 18, parágrafo único do Código Eleitoral prescreve que “exercerá as funções de Procurador Geral, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Procurador Geral da República, funcionando, em suas faltas e impedimentos, seu substituto legal”. Sendo que “o Procurador Geral poderá designar outros membros do Ministério Público da União, com exercício no Distrito Federal, e sem prejuízo das respectivas funções, para auxiliá-lo junto ao Tribunal Superior Eleitoral, onde não poderão ter assento”.

Questão: 614311

     Ano: 2013

Banca: COTEC

Órgão: Prefeitura de Japonvar - MG

Prova:    COTEC - 2013 - Prefeitura de Japonvar - MG - Professor - Língua Portuguesa |

Sobre a escolha do novo papa, o texto faz as seguintes observações, EXCETO

614311 B

Assertiva incorreta, tendo em vista o disposto na LC 64/90: “Art. 1º São inelegíveis: (…) I – para qualquer cargo: l) os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena”.