Questão: 60502

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRF - 5ª REGIÃO

Prova:    CESPE - 2009 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz Federal |

Com relação aos partidos políticos, ao alistamento, à eleição e aos direitos políticos, assinale a opção correta.

60502 A

Assertiva “A” correta, pois segundo o art. 14. § 10, da CF/88, “o mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude”.

Questão: 1965207

     Ano: 2020

Banca: AGIRH

Órgão: Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP

Prova:    AGIRH - 2020 - Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP - Procurador Municipal |

O Senador Humberto enfrenta representação para perda de seu mandato eletivo, por não estar presente á terça parte das sessões ordinárias do Senado, pois neste período esteve ausente para tratar de assunto de interesse particular, voltando após cento e cinqüenta dias. No caso em tela, marque a afirmação correta:

1965207 C

Assegurada a ampla defesa, a Mesa do Senado Federal de ofício, ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido com representação no Congresso, poderá declarar a perda do mandato do Senador Humberto por não estar presente à terça parte das sessões ordinárias do Senado para tratar de assunto de interesse particular. É a previsão do artigo 55, III e §3º, vejamos: Art. 55.” Perderá o mandato o Deputado ou Senador: (…) III – que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”. § 3º “Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.

Questão: 59009

     Ano: 2004

Banca: ESAF

Órgão: MPU

Prova:    ESAF - 2004 - MPU - Analista - Arquitetura

Com relação ao sistema de incógnitas x e y, é correto afirmar que o sistema

59009 D

As variáveis (incógnitas) do sistema acima são x e y, e a é uma constante. Vamos organizar o sistema de forma que fique x sobre x e y sobre y, e os termos independentes do lado direito da igualdade. A segunda equação não tem a variável y, podemos ainda afirmar que nesta equação o coeficiente da variável y é zero. Passemos ao cálculo dodeterminante da matriz incompleta. A matriz incompleta é composta pelos coeficientes de x e de y das equações. matriz incompleta => determinante = a x 0 – (-1) x 1 = +1 Como o determinante foi diferente dezero, então podemos afirmar que o sistema é possível e determinado! Com isso, podemos apenas descartar a alternativa E! Vamos trabalhar com as equações! Na segunda equação, temos que x = -2a. Lançaremos este resultado na primeira equação: ax – y = 0 a . (-2a) – y = 0 -2a² – y = 0 y = -2a² Como dissemos anteriormente, o sistema é possívele determinado, portanto admite uma única solução, a qual é: x = -2a e y = -2a² A letra a é uma constante não definida, podendo assim assumir qualquervalor. E como x e y estão em função de a, então eles podem assumir umainfinidade de valores. Se a for zero teremos a solução trivial x=0 e y=0, e para quaisquer outros valoresde a teremos soluções não triviais, por exemplo: Quando a=1 Þ x=-2 e y=-2; Quando a=2 Þ x=-4e y=-8. Resposta: tem solução não trivial para umainfinidade de valores de aAs variáveis (incógnitas) do sistema acima são x e y, e a é uma constante. Vamos organizar o sistema de forma que fique x sobre x e y sobre y, e os termos independentes do lado direito da igualdade. A segunda equação não tem a variável y, podemos ainda afirmar que nesta equação o coeficiente da variável y é zero. Passemos ao cálculo dodeterminante da matriz incompleta. A matriz incompleta é composta pelos coeficientes de x e de y das equações. matriz incompleta => determinante = a x 0 – (-1) x 1 = +1 Como o determinante foi diferente dezero, então podemos afirmar que o sistema é possível e determinado! Com isso, podemos apenas descartar a alternativa E! Vamos trabalhar com as equações! Na segunda equação, temos que x = -2a. Lançaremos este resultado na primeira equação: ax – y = 0 a . (-2a) – y = 0 -2a² – y = 0 y = -2a² Como dissemos anteriormente, o sistema é possívele determinado, portanto admite uma única solução, a qual é: x = -2a e y = -2a² A letra a é uma constante não definida, podendo assim assumir qualquervalor. E como x e y estão em função de a, então eles podem assumir umainfinidade de valores. Se a for zero teremos a solução trivial x=0 e y=0, e para quaisquer outros valoresde a teremos soluções não triviais, por exemplo: Quando a=1 Þ x=-2 e y=-2; Quando a=2 Þ x=-4e y=-8. Resposta: tem solução não trivial para umainfinidade de valores de a

Questão: 948545

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-MG

Prova:    2, 4, Provas: CESPE - 2018 - TCE-MG - Conhecimentos Gerais e Específicos - Cargos: 1

A Constituição Federal de 1988 dispõe que são bens da União

948545 B

As terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei, são bens da União (Inteligência do art. 20, II, CR/88).

Questão: 273787

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PREVIC

Prova:    CESPE - 2011 - PREVIC - Especialista em Previdência Complementar - Atuarial

Acerca de demonstrativo de resultados da avaliação atuarial, nota técnica atuarial, base de dados, aderência das premissas e hipóteses e fluxo de caixa atuarial, julgue os itens seguintes. Os métodos de financiamento dos regimes financeiros, repartição simples e repartição de capital de cobertura, adotados por benefício oferecido no plano, devem constar na nota técnica atuarial dos planos de benefícios previdenciários.

273787 B

As técnicas de financiamento dos gastos previdenciários podem ser classificadas em regime de repartição simples (benefício definido), regime de capitalização (contribuição definida) e regime de repartição de capitais.