Questão: 2171503

     Ano: 2023

Banca: CETREDE

Órgão: Câmara de Ipu - CE

Prova:    CETREDE - 2023 - Câmara de Ipu - CE - Agente Administrativo |

Os princípios da administração pública são de grande relevância por estabelecer as bases para uma gestão pública eficiente, transparente e responsável, garantindo o atendimento das necessidades da sociedade e o cumprimento das finalidades do Estado. Afirmar que o princípio que exige dos agentes públicos comportamentos compatíveis com o interesse público que cumpre atingir, que são voltados para os ideais e valores coletivos segundo a ética institucional, é definido como princípio

2171503 C

Além de cumprir a legislação, é necessário também buscar o interesse público e agir de acordo com princípios éticos. O princípio da moralidade exige que a Administração e seus agentes ajam em conformidade com os valores éticos aceitos socialmente. Isso implica agir com honestidade, observando os padrões éticos, demonstrando boa fé e lealdade.

Questão: 1310116

     Ano: 2017

Banca: CPCON

Órgão: Câmara de Ouro Branco - RN

Prova:    CPCON - 2017 - Câmara de Ouro Branco - RN - Advogado |

Das seguintes proposições, quais são equivalentes entre si? P 1 : É necessário que Paulo não vá à festa para que termine sua tarefa. P 2 : Não é certo que Paulo termine sua tarefa e vá à festa. P 3 : Paulo, não termine sua tarefa e não vá à festa.

1310116 E

Além de a 3 não ser uma proposição, perceba como as outras 2 são equivalentes: É necessário que Paulo não vá à festa para que termine sua tarefa. Aqui é uma condicional cujo antecedente é a fato de terminar a tarefa, pois fala claramente q é necessário, portanto o fato de Paulo não ir à festa é o consequente, reescrevendo A–>~B, Se quiser terminar a tarefa, então não pode ir à festa. A outra, Não é certo que Paulo termine sua tarefa e vá à festa, é a negação (não é certo) de uma conjunção q elaborada resulta em ~A v ~B; ora, fazendo a equivalência da condicional p a disjunção inclusiva, teremos q A–>~B (negue a 1ª e mantenha a 2ª) resultará em ~Av~B, portanto são equivalentes.

Questão: 1656744

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2011 - PC-ES - Perito em Telecomunicação - Específicos

Julgue o próximo item, a respeito dos princípios constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais. É possível a impetração de habeas corpus contra um hospital particular que esteja privando um paciente do seu direito de liberdade de locomoção.

1656744 A

Além de a Constituição Federal não restringir uem possa figurar no pólo passivo do habeas corpus, há o entendimento de ue é possível mover essa ação autônoma para proteger o direito de liberdade em ualuer caso.

Questão: 220059

     Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TRE-CE

Prova:    FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judiciário - Área Judiciária

A ação de impugnação de mandato eletivo

220059 D

AIME – AÇÃO DE IMPUGANAÇÃO DE MANDATO ELETIVO (Art. 14, §§ 10 e 11, CF) >> Legitimados a propro AIME: – Candidato – Partido – Coligação – Ministério Público >> Tramita em segredo de justiça. >> Proposta na Justiça Eleitoral. >> O prazo de é de 15 dias contados da DIPLOMAÇÃO. >> A ação deve ser instruída com provas de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. > A AIME segue o mesmo rito da AIRC previsto na LC 64/90 (Lei de Inelegibilidade)

Questão: 2116227

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: CGM - RJ

Prova:    FGV - 2023 - CGM - RJ - Técnico de Controle Interno |

Caio, durante trajeto habitual do seu dia a dia, foi assaltado em transporte coletivo municipal (ônibus pertencente à pessoa jurídica de direito privado concessionária do serviço público), sofrendo dano material, tendo sido levados todos os bens que portava na ocasião. Os assaltantes fugiram, e nada foi recuperado. Considerando a jurisprudência e a legislação em vigor, é correto afirmar que:

2116227 B

AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AÇÃO INDENIZATÓRIA. DANOS MORAIS. ATO LIBIDINOSO. ESTAÇÃO DE METRÔ. ESCADA ROLANTE. RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTADOR. AUSÊNCIA. FATO EXCLUSIVO DE TERCEIRO E ESTRANHO AO CONTRATO DE TRANSPORTE. FORTUITO EXTERNO. 1. Recurso especial interposto contra acórdão publicado na vigência do Código de Processo Civil de 2015 (Enunciados Administrativos nºs 2 e 3/STJ). 2. O ato libidinoso, estranho à prestação do serviço de transporte, causado por terceiro, não guarda nexo de causalidade com o serviço prestado e, por isso, exonera a responsabilidade objetiva do transportador, caracterizando fortuito externo. Precedentes. 3. Agravo interno não provido. (STJ – AgInt no AREsp: 1751706 SP 2020/0222513-3, Relator: Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, Data de Julgamento: 08/06/2021, T3 – TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJe 16/06/2021).