Questão: 2179222

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AGER - Mato Grosso

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - AGER - Mato Grosso - Analista Regulador - Administração |

Um dos principais objetivos do gestor público que adota princípios da abordagem clássica da administração, especificamente da administração científica, é

2179222 D

A Abordagem Clássica da Administração surgiu dos estudos sobre tempos e movimentos de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), também conhecida como Administração Científica. Para Taylor, esses estudos possibilitavam a racionalização dos métodos de trabalho e a definição de um tempo padrão para sua execução. Contudo, essa padronização das ações e a racionalização dos movimentos tratavam os empregados (nível operacional) como instrumentos passivos, capacitados apenas para executar tarefas e receber ordens, sem iniciativa ou influência significativa.

Essa abordagem transformou as organizações em um sistema rígido e estático, comparável a uma máquina composta por peças e especificações. Daí a designação de Teoria da Máquina ou abordagem mecanicista atribuída à Administração Científica.

Dessa forma, podemos afirmar que essa abordagem enfatizou a padronização das atividades como uma maneira de reduzir o tempo de execução das tarefas, o que, consequentemente, aumenta a produção e diminui os erros. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Questão: 2176622

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CGDF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - CGDF - Auditor De Controle Interno Do Distrito Federal – Especialidade Finanças E Controle |

A iniciativa Transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis, até 2022, inserida na estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, objetivou proporciona

2176622 D

A Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 foi formalizada por meio do Decreto nº 10.332, publicado em 29 de abril de 2020. Este normativo valida e torna público o plano estratégico, comunicando a todos os órgãos da administração pública e à sociedade a sua implementação.

A nova estratégia está estruturada em princípios, objetivos e iniciativas, que irão guiar a transformação digital do governo. O objetivo principal é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis em qualquer momento e local, e com um custo mais baixo para o cidadão.

A iniciativa intitulada “Transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis, até 2022”, foi integrada à estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 e visa promover mudanças por meio das tecnologias digitais com o intuito de otimizar as políticas públicas voltadas à população.

Diante do exposto, a alternativa correta é a letra D, que destaca que a iniciativa de transformar todos os serviços públicos digitalizáveis até 2022 foi parte da estratégia de Governo Digital e tinha como objetivo principal oferecer serviços públicos digitais.

Questão: 2130479

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-CE - Técnico Judiciário - Área: Técnico-Administrativa |

São características de uma organização formal moderna

2130479 E

De acordo com o Chiavenato (2014), os princípios das organizações formais são os seguintes:

Divisão do trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Amplitude administrativa. Fonte: CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Questão: 2100633

     Ano: 2019

Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE

Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE

Prova:    Prefeitura de Fortaleza - CE - 2019 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Gestor de Centro de Atenção Psicossocial |

Dentre os conceitos relacionados às novas tecnologias gerencias, temos: qualidade total, reengenharia, benchmarking , downsizing , empowerment , dentre outros. Das opções abaixo, o que define empowerment?

2100633 C

Benchmarking: Processo sistemático e contínuo de comparação das práticas de uma organização com aquelas das líderes mundiais, visando identificar e implementar melhorias.

Downsizing: Redução ou eliminação de partes obsoletas ou desnecessárias em uma organização, com o objetivo de tornar os processos mais ágeis e eficientes, diminuindo os impactos negativos na tomada de decisão.

Reengenharia: Conjunto de ações planejadas para revisar e redesenhar processos organizacionais com o objetivo de melhorar significativamente a produtividade e a eficiência.

Empowerment: Decentralização de poderes na administração, promovendo maior participação dos trabalhadores nas decisões e ações da organização.

Qualidade Total: Foco em atender plenamente as necessidades e expectativas dos clientes/usuários, promovendo melhorias contínuas em todos os processos organizacionais. O Planejamento Estratégico Situacional é feito por um ator social/agente, adaptando-se às circunstâncias para tomar decisões mais eficazes.

Questão: 2066740

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: CGE-SC

Prova:    FGV - 2023 - CGE-SC - Auditor do Estado Administração - Tarde (Conhecimentos Específicos) |

O Brasil procurou desenvolver, desde 2000, uma política de Governo Eletrônico. No início, essa política voltava-se à noção de governo aberto e à garantia de transparência de informações de governo em portais eletrônicos. Ao longo do caminho, com a revolução digital, o escopo ampliou-se para a noção de Governo Digital por meio da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). Esse movimento acompanhou o movimento internacional de ampliação do conceito. Assim, atualmente, a noção de Governo Eletrônico se expande, abandonando a obrigatoriedade de apenas

2066740 B

Desde o ano 2000, o governo brasileiro tem adotado tecnologias da informação e comunicação para ampliar o acesso dos cidadãos aos dados públicos. Essa iniciativa está alinhada com os princípios da publicidade e eficiência da Administração Pública.

Contudo, esse processo evoluiu para ir além da transparência e da prestação de contas, tornando-se também um meio de oferecer serviços diretamente à população. Com a implementação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital 2022-2026 (E-Digital), novos desafios surgem para que o Brasil avance ainda mais, superando conquistas já consolidadas, como a Carteira Digital Nacional e o modelo de qualidade para serviços públicos.

Diante disso, a simples disponibilização de informações em sites governamentais já não é suficiente para atender às necessidades do atual estágio da transformação digital no país.