Questão: 795161

     Ano: 2017

Banca: FCC

Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS)

Prova:    FCC - 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa

A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente uma série de disposições normativas trabalhistas que, segundo a doutrina, pode ser considerada como patamar mínimo civilizatório do trabalhador. Entre outros direitos trabalhistas, a Constituição Federal de 1988 prevê, expressamente, o direito

795161 D

A alternativa “D” está correta, pois nela estão elencados os únicos direitos previstos expressamente na Constituição Federal: Art. 7º “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros ue visem à melhoria de sua condição social: (…) XX – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei; XXI – aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei”.

Questão: 671653

     Ano: 2016

Banca: CETREDE

Órgão: Prefeitura de Itapipoca - CE

Prova:    CETREDE - 2016 - Prefeitura de Itapipoca - CE - Procurador

Levando-se em consideração a norma e o direito constitucional, no que diz respeito à evolução histórica, conceito e classificação, marque a opção CORRETA.

671653 D

A alternativa “D” está correta porque “as normas programáticas impõem ao Estado o cumprimento de certos fins, a consecução de certas tarefas de forma a realizar certos princípios ou objetivos, fazendo surgir, por conseqüência, a necessária proteção dos interesses subjetivos que daí dimanam, proteção esta que pode ocorrer ora de modo direto, quando o interesse geral coletivo fica em segundo plano; ora indiretamente, quando o interesse coletivo encontra-se em primeiro plano, e o individual só será protegido reflexamente, em decorrência da promoção do interesse geral” (FERRARI,Regina Maria Macedo Nery; Normas Constitucionais Programáticas – Normatividade, Operatividade; Ed. Revista dos Tribunais; 1ª edição).

Questão: 2087133

     Ano: 2023

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: Câmara de Tremembé - SP

Prova:    

Lucas está interessado no estudo do Direito Constitucional, especialmente a respeito do Poder Legislativo, e deseja compreender sua estrutura e organização. Ao manusear a Constituição Federal, Lucas poderá constatar as seguintes informações, EXCETO:

2087133 C

A alternativa “C” está incorreta. No âmbito estadual e no Distrito Federal o poder legislativo é unicameral. Porém, no âmbito estadual é representado pelas Assembleias Legislativas e, no âmbito do Distrito Federal, pela Câmara Legislativa. Assim dispõe a Constituição Federal: Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

Questão: 1722783

     Ano: 2021

Banca: AMAUC

Órgão: Prefeitura de Ipumirim - SC

Prova:    AMAUC - 2021 - Prefeitura de Ipumirim - SC - Advogado |

Cecília, Procuradora do Município, recebeu cinco orientações de sua equipe sobre a ação constitucional Mandado de Segurança. Dentre elas, uma está em desacordo com as normas legais, doutrina majoritária e Tribunais Superiores. Assinale a assertiva INCORRETA:

1722783 C

A alternativa “C” está incorreta. Está contrária àTese do STJ em sua edição n. 43: “A indicação euivocada da autoridade coatora não implica ilegitimidade passiva nos casos em ue o euívoco é facilmente perceptível e auela erroneamente apontada pertence à mesma pessoa jurídica de direito público”.

Questão: 2169020

     Ano: 2022

Banca: IBFC

Órgão: Câmara Municipal de Itatiba - SP

Prova:    IBFC - 2022 - Câmara Municipal de Itatiba - SP - Advogado |

No que diz respeito ao Mandado de Injunção, assinale a alternativa incorreta .

2169020 C

A alternativa “C” está incorreta, pois está contrária aos ditames da Lei 13.300/16, ue assim dispõe: “Art. 9º – A decisão terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora. § 1º Poderá ser conferida eficácia ultra partes ou erga omnes à decisão, uando isso for inerente ou indispensável ao exercício do direito, da liberdade ou da prerrogativa objeto da impetração”.