Questão: 2377169

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A organização deve divulgar com clareza e precisão políticas, planos, diretrizes, decisões e atividades sob sua responsabilidade e seus impactos conhecidos e prováveis na sociedade e no meio ambiente. Esse princípio é denominado

2377169 D

A transparência organizacional refere-se à prática de tornar visíveis e compreensíveis todas as informações relevantes sobre as atividades, políticas, decisões e impactos de uma organização. Isso inclui:

Divulgar com clareza e precisão as políticas da organização

Informar sobre planos e diretrizes

Comunicar decisões:

Identificar e comunicar os impactos na sociedade e no meio ambiente

Portanto, a transparência organizacional é essencial para construir a confiança das partes interessadas, promover a responsabilidade e a prestação de contas, e garantir que a organização opere de maneira ética e sustentável.

Questão: 2374992

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas sejam as mais compatíveis com o que a organização espera corresponde à função de

2374992 E

1 – Planejar: Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

2 – Comandar: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

3 – Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

4 – Controlar: Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

5 – Coordenar: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Questão: 2374991

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. I A administração gerencial inovou com sistemas de gestão e controle centrados em resultados, e não mais em procedimentos. II O gerencialismo contém uma cadeia de comando longa e clara, em que as decisões obedecem a uma lógica de hierarquia administrativa, prescrita em regulamentos expressos. III O modelo de administração burocrática apresentou estruturas de poder menos centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários. Assinale a opção correta.

2374991 A

I. CERTO. A administração gerencial inovou ao focar em resultados, diferentemente da ênfase em procedimentos da administração clássica.

A administração GERENCIAL busca resultados através de:

Planejamento estratégico.

Controle de resultados.

Descentralização da tomada de decisões.

Ênfase na performance

II. ERRADO. O gerencialismo geralmente possui uma cadeia de comando longa e hierárquica, priorizando a lógica da hierarquia administrativa.

O GERENCIALISMO possui características como:

Ênfase na eficiência e na produtividade.

Controle de custos.

Racionalização dos processos.

Hierarquia e divisão do trabalho

III. ERRADO. A burocracia se caracteriza por estruturas centralizadas e hierárquicas, dificultando rapidez, economia e participação dos usuários.

A BUROCRACIA apresenta características como:

Formalização de regras e procedimentos.

Divisão do trabalho por especialização.

Hierarquia e centralização do poder.

Impessoalidade nas relações

Questão: 2365628

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere aos princípios listados no guia PMBOK 7.ª edição, julgue o item subsequente. Demonstrar comportamentos de liderança é um dos princípios do PMBOK, e a liderança deve adaptar-se às necessidades do time.

2365628 A

PRINCÍPIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (Guia PMBOK – 7ª edição )

Intendência: Seja um intendente diligente, mantenha uma conduta de respeito e cuidado;

Equipe: Crie um ambiente de equipe colaborativa;

Partes Interessadas: Engaje-se de fato com as partes interessadas;

Valor: Mantenha o foco no valor;

Visão Sistêmica: Reconheça, avalie e reaja às interações com o sistema;

Liderança: Demonstre comportamentos de liderança;

Tailoring: Faça o tailoring com base no contexto;

Qualidade: Promova qualidade em processos e resultados;

Complexidade: Navegue pela complexidade;

Risco: Otimize respostas a riscos;

Adaptabilidade e Resiliência: Adote adaptabilidade e resiliência;

Change (Mudança): Aceite a mudança para alcançar o estado futuro previsto.

Questão: 2358983

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Quanto a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o próximo item. As organizações públicas diferenciam-se das organizações privadas na medida em que necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle.

2358983 B

A afirmação está incorreta. Tanto as organizações públicas quanto as privadas aplicam os processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle. Esses processos são fundamentais para o funcionamento eficaz de qualquer organização, independentemente de ser do setor público ou privado. A gestão eficiente requer a aplicação desses princípios em ambas as esferas para atingir metas, cumprir objetivos e melhorar o desempenho organizacional.