Questão: 1901301

     Ano: 2022

Banca: UFRPE

Órgão: UFRPE

Prova:    

Na expressão mente curiosa observamos que o adjetivo apresenta uma marca do gênero feminino em concordância com o substantivo “mente” que também é feminino. A concordância de gênero está igualmente correta em:

1901301 D

(A) Comprei uma tomate madura. •Incorreto, visto que o vocábulo Tomate é substantivo masculino. A escrita correta seria: UM TOMATE MADURO. (B) O avião teve um pane assustador. •Incorreto, PANE é substantivo feminino. A forma escrita correta seria: UMA PANE ASSUSTADORA. (C) Joguei fora o alface amarelado. •Incorreto, ALFACE é substantivo feminino, e que está caindo muito em provas de concurso público. A escrita correta seria: A ALFACE AMARELADA. (D) O rapaz recebeu um tapa violento. •Correto, tapa é substantivo masculino. Artigo concordando corretamente com o gênero do substantivo. (E) Tomei uma guaraná deliciosa. •Incorreto, Guaraná é substantivo feminino. A escrita correta seria: UM GUARANÁ DELICIOSO.

Questão: 2094607

     Ano: 2023

Banca: FEPESE

Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú - SC

Prova:    FEPESE - 2023 - Prefeitura de Balneário Camboriú - SC - Procurador do Município |

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar.

2094607 D

(A ERRDADA) Art. 470 – As despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador. (B ERRADA) Art. 469 – Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio . (C ERRADA) Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. (D CORRETA) Art 469 § 2º – É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado. (E ERRADA) § 3º – Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação.

Questão: 989358

     Ano: 2018

Banca: Quadrix

Órgão: CREF - 13ª Região (BA-SE)

Prova:    Quadrix - 2018 - CREF - 13ª Região (BA-SE) - Analista Advogado

Com relação aos direitos e às garantias fundamentais, julgue o item que se segue. O voto tem por características o exercício direto, personalíssimo, obrigatório, livre, sigiloso, igualitário e periódico.

989358 A

“Voto é Direto : ou seja, o cidadão vota diretamente no seu candidato, sem intermediários;

Voto é Secreto : garante a impossibilidade de ser revelado em quem o eleitor votou;

Voto é Universal : é dever de todos os cidadãos;

Voto é Periódico : devem ser criadas condições que possibilitem que o desejo dos cidadãos na escolha de seus representantes seja oferecido de tempos em tempos.

Além das características elencadas na Constituição Federal , podemos ainda citar que o voto é personalíssimo , de obrigatório comparecimento e por fim há igualdade de valor de cada voto .

Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/143523/quais-as-caracteristicas-mais-importantes-do-voto-selma-de-moura-galdino-vianna”

Questão: 1134912

     Ano: 2019

Banca: COPESE - UFPI

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    COPESE - UFPI - 2019 - TRF - 1ª REGIÃO - Estagiário - Direito

Para melhor compreender os institutos do Direito Administrativo, é importante ter em mente as definições de Estado, Governo e Administração Pública.

A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

1134912 C

“Vejamos cada opção, separadamente: a) Certo: Realmente, a doutrina apontada, de forma majoritária, que o Estado apresenta os três elementos aqui indicados pela Banca, vale dizer, povo (elemento humano), território (base física) e governo soberano ou soberania, assim entendida, na clássica lição de Hely Lopes Meirelles como o “”poder absoluto, indivisível e incontrastável de organizar-se e de conduzir-se segundo a vontade livre de seu Povo e de fazer cumprir as suas decisões inclusive pela força, se necessário.”” b) Certo: A noção conceitual de governo passa pelo poder de fixar políticas públicas, de estabelecer as principais diretrizes de ação a serem tomadas pelo Estado. O exercício desse múnus, de fato, cabe aos órgãos ocupantes da cúpula da Administração, os quais têm seu tratamento firmado diretamente na Constituição, pelo quê é correto sustentar a existência de uma responsabilidade constitucional e política daí derivada. c) Errado: A teoria da dupla personalidade do Estado não é aceita no ordenamento jurídico brasileiro. Bem ao contrário, o Estado sempre ostenta personalidade de direito público, não importante se exerce atividade regida pelo direito público ou se, diversamente, atua disciplinado por normas preponderantemente privadas. d) Certo: Realmente, os Poderes constituídos do Estado, Executivo, Legislativo e Judiciário ostentam, cada um deles, funções típicas ou preponderantes. Trata-se, contudo, de divisão não estanque, de sorte que cada Poder também executa, atipicamente, as demais funções estatais. Ex: Poder Judiciário pratica atos administrativos quanto realiza licitações e concursos públicos, quando provê seus cargos, quando aplica penalidades disciplinares a seus servidores etc. Referências Bibliográficas: MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 59.”

Questão: 2184399

     Ano: 2023

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Piracicaba - SP

Prova:    VUNESP - 2023 - Prefeitura de Piracicaba - SP - Escriturário

A administração indireta não possui relação de subordinação com a administração direta, mas está sujeita ao controle finalístico dos seus atos, conforme o princípio da

2184399 A

“Tutela –> “”Princípio do controle””. Permite à administração pública direta controlar a legalidade dos atos praticados pelas entidades integrantes da Administração Indireta. NÃO há subordinação entre a entidade controladora e a controlada. Autotutela –> É o controle que a administração exerce sobre os seus próprios atos, o que lhe confere a prerrogativa de anulá-los ou revogá-los.”