Questão: 353477

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-DF

Prova:    CESPE - 2013 - PC-DF - Agente de Polícia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o instituto apresentou uma estimativa de mulheres mortas em razão de violência doméstica. Alguns dos dados apresentados nesse estudo são os seguintes: ▶ mais da metade das vítimas eram mulheres jovens, ou seja, mulheres com idade entre 20 e 39 anos: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% na faixa etária de 30 a 39 anos; ▶ 61% das vítimas eram mulheres negras; ▶ grande parte das vítimas tinha baixa escolaridade: 48% cursaram até o 8.º ano. Com base nessas informações e considerando que V seja o conjunto formado por todas as mulheres incluídas no estudo do IPEA; A ⊂ V, o conjunto das vitimas jovens; B ⊂ V, o conjunto das vitimas negras; e C ⊂ V, o conjunto das vítimas de baixa escolaridade — vítimas que cursaram até o 8.º ano —, julgue o item que se segue. Se VC for o conjunto complementar de C em V, então (VC) ⋂ A será um conjunto não vazio.

353477 A

O conjunto complementar de C em V (ou V – C) será composto pelo conjunto das vítimas jovens e pelo conjunto das vítimas negras, ou seja, VC = A U B. Sendo assim (A U B) ∩ A = A,

Questão: 2519253

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara de Maceió - AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Apoio Administrativo |

Julgue o item subsequente, a respeito de gestão de pessoas. As situações de conflito requerem que o líder saiba identificar o que está certo ou errado e, caso as divergências sejam apenas interpessoais, o correto é ignorá-las.

2519253 B

O conflito pode estar presente e não significa que ele seja necessariamente ruim, desde que os comunicadores estejam predispostos a ouvir os argumentos de seus interlocutores. Na dinâmica organizacional, o conflito é algo muito comum, principalmente no trabalho com equipes. O gerente deve estar preparado para gerenciar os embates e as situações conflituosas. A sua intervenção é fundamental para evitar a desintegração do grupo e canalizar as energias para a ação produtiva. Alguns procedimentos podem ser observados para a resolução eficaz dos conflitos: Construa uma atmosfera favorável ao diálogo. Mantenha o clima de respeito. Identifique a causa do problema. Identifique e interprete as percepções. Relativize seu ponto de vista e se coloque no lugar do outro. Seja construtivo ao fazer críticas. Aja sempre no sentido de eliminar as causas do conflito. Quando estiver errado, reconheça o seu erro. Procure soluções, não culpados. Considere as experiências já vivenciadas. Analise e escolha a melhor solução. Estabeleça soluções integradas ou de benefícios mútuos. Não adie o enfrentamento de problemas nem os esconda. Aja com resiliência. Aperfeiçoe sua capacidade de interação e comunicação Negociação Ao tratarmos do conflito como fenômeno relacional, além da comunicação, as partes precisam negociar, caso queiram chegar a uma solução integrada ou com benefícios mútuos. No processo de gerenciamento e, sobretudo, no trabalho em equipe, a negociação é um recurso indispensável. Ela é essencial para manter a coesão do grupo e o foco nos objetivos comuns. Portanto, é fundamental que os gerentes desenvolvam habilidades nessa área. Estágios da Negociação A negociação pode ser dividida em vários estágios. ACUFF (1993, apud MARTINELLI, 2002), por exemplo, define os seguintes estágios: 1) Orientação e busca dos fatos: trata-se do estágio mais crítico de uma negociação, e nem sempre se dá a ele a devida atenção; 2) Resistência: pode ser uma parte penosa da negociação, porém não se deve deixar abalar com a resistência que eventualmente se encontra; 3) Reformulação das estratégias: nessa fase, a principal característica é a da revisão das estratégias, que deve ser feita continuamente; 4) Barganha e tomada de decisões: essa fase da barganha é muito questionada por alguns, que defendem que a barganha não deve acontecer num processo de negociação, devendo-se buscar atender aos interesses das partes envolvidas; 5) Acordo: trata-se da etapa da garantia da compreensão mútua quanto a todos os detalhes que foram negociados e deverão ser cumpridos; 6) Acompanhamento: constitui-se no estabelecimento do estágio para a próxima negociação a ser executada

Questão: 2217447

     Ano: 2023

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura de Rio Branco - AC

Prova:    IBADE - 2023 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Técnico em Informática |

Considere a proposição p x q, em que x representa um conectivo lógico. Sabe-se que a proposição p x q só é verdadeira quando as duas proposições simples são verdadeiras. Logo, podemos afirmar que o conectivo x é uma:

2217447 B

O conectivo correto é a conjunção. Conjunção (p^q): é verdadeira somente quando as proposições p e q são ambas verdadeiras.

Questão: 512254

     Ano: 2015

Banca: FUNIVERSA

Órgão: PC-DF

Prova:    FUNIVERSA - 2015 - PC-DF - Delegado de Polícia

Com relação aos elementos do conceito analítico de infração penal, ao concurso de crimes, à causalidade no direito penal e à Lei n.º 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes contra o meio ambiente, assinale a alternativa correta.

512254 E

O concurso formal pode ser próprio ou perfeito e impróprio ou imperfeito. No concurso formal próprio, como regra, o agente pratica mais de um crime mediante uma só ação ou omissão, o que enseja a aplicação do sistema de exasperação de penas.

Questão: 84432

     Ano: 2008

Banca: TJ-DFT

Órgão: TJ-DFT

Prova:    TJ-DFT - 2008 - TJ-DFT - Juiz - Objetiva

No concurso de pessoas, se a participação for de menor importância:

84432 C

O concurso de pessoas refere-se à situação em que dois ou mais indivíduos colaboram para cometer um crime ou contravenção penal. Essa colaboração pode ser direta, como quando todos os envolvidos participam ativamente da ação criminosa, ou indireta, quando alguns auxiliam de alguma forma na prática do crime. Existem três teorias que abordam como entender a natureza jurídico-penal de uma conduta criminosa praticada por várias pessoas: Teoria Pluralista (ou pluralística); Teoria Dualista (ou dualística);Teoria Monista (ou monística ou unitária).