Questão: 982128

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito do modelo de excelência em gestão pública, julgue o item seguinte. O modelo de excelência em gestão pública é uma adaptação dos critérios do prêmio nacional da qualidade (PNQ), voltado para a administração pública.

982128 A

Vamos analisar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e sua relação com o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEG-P).

O que é o PNQ?
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é um reconhecimento de excelência em gestão que visa promover a melhoria da qualidade nas organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto no público. Ele serve como um incentivo para que as organizações busquem a competitividade e a eficácia em suas práticas de gestão. O PNQ é considerado o maior prêmio de excelência na gestão no Brasil.

Adoção do MEG
Para se candidatar ao PNQ, as organizações devem adotar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O MEG é um referencial teórico e prático que orienta as organizações na busca por altos padrões de desempenho e qualidade. Ele se aplica a todas as organizações, independentemente de seu porte ou setor de atuação, promovendo a gestão orientada para resultados e a criação de valor sustentável.

Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEG-P)
Baseando-se no MEG e nas diretrizes do PNQ, foi desenvolvido o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEG-P). Este modelo é uma adaptação dos critérios do PNQ, focado especificamente na administração pública. O MEG-P busca promover a excelência na gestão pública, assegurando que as práticas adotadas atendam às necessidades da sociedade e melhorem a eficiência dos serviços públicos.

Resumo
Em resumo, o PNQ é um prêmio que reconhece a excelência em gestão nas organizações brasileiras, enquanto o MEG serve como um modelo de referência para essa excelência. O MEG-P, por sua vez, adapta esses critérios para atender às demandas da administração pública, visando aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. Essa estrutura demonstra um compromisso com a melhoria contínua e a eficácia na gestão em todos os setores.

Questão: 970632

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Peter Drucker, teórico neoclássico da administração, afirmou, segundo o artigo original “ These 10 Peter Drucker Quotes May Change Your World ”, da Entrepreneur, que “as reuniões são, por definição, uma concessão a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”. Para a teoria neoclássica, a organização é um sistema social com objetivos claros, cujo alcance ocorre através da racionalidade. A Nova Administração Pública (NAP) caminha ao encontro das ideias de Drucker, no sentido de afirmar que a crise provocada pela burocratização do modelo weberiano coloca a modernização do setor público como necessidade e medida de inteligência organizacional. Enunciado baseado no artigo “ Peter Drucker não é apenas o pai da administração moderna, mas um provocador da cultura empreendedora ”, de André Bartholomeu Fernandes – Jornal do Empreendedor – disponível em https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/10-frases-de-peter-drucker-que-podem-mudar-a-sua-percepcao-demundo/ Sobre as REUNIÕES EFICAZES e seu significado à luz das tendências da nova administração pública, assinale a alternativa CORRETA :

970632 D

a) A principal exigência para que as reuniões sejam eficazes, segundo a nova tendência, seria o registro sistemático de problemas e deliberações. Mas, na verdade, o ideal é simplificar e não complicar com tanta burocracia.

b) Reuniões, segundo Peter Drucker, atrapalhariam a eficiência e a entrega de resultados, e, por isso, seriam eliminadas da administração moderna. Porém, convenhamos, eliminar totalmente as reuniões é impossível. O que rola é simplificar e adaptar, sem deixar a produtividade de lado.

c) Reuniões deveriam ocorrer livremente, sem registro ou controle de tempo, para dar protagonismo e liberdade criativa ao servidor, e claro, incluir um bom “brainstorming”. Mas aí já seria caos total, né? A eficiência iria pelo ralo!

d) As reuniões continuam necessárias, mas dependem de disciplina, maturidade organizacional, perfil de liderança e da complexidade da tarefa. Cabe ao líder decidir o quando, onde e por quanto tempo. E claro, pode rolar de várias formas, tipo videoconferência. [Essa tá ok total!]

e) Reuniões devem ser planejadas com uma agenda anual fixa, decidida pela chefia, que determina tudo sobre quando e onde vão rolar. Mas, convenhamos, o ideal é flexibilizar e não prender tudo à hierarquia. O foco tem que ser no resultado, não no controle excessivo.

Questão: 942005

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito de administração, julgue o próximo item. A adoção de estratégias de segregação de clientes por faixas de renda é uma diretriz que deve ser seguida na prestação de serviços públicos, porque favorece o alcance da excelência dos serviços prestados.

942005 B

Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada

• O Governo/Administração Pública tem como objetivo maior proporcionar o bem estar à coletividade enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro.

• A Administração Pública deve ser transparente (divulgar objetivos, ações e resultados) e tratar as pessoas/cidadãos com equidade (diferencia apenas casos previstos em lei) na gestão privada a transparência não é obrigatória e as pessoas têm tratamento diferenciado de acordo com os interesses corporativos.

• O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade, a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.

• Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral a administração privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas.

• A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

Questão: 935950

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito de organização administrativa, julgue o item que segue. Caso uma interpretação equivocada possa ocasionar problemas para a administração em um órgão público, será conveniente, para maior controle, que a decisão a respeito do equívoco seja centralizada.

935950 A

Segundo CHIAVENATO (1997) a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

Quando as decisões são descentralizadas, apesar de serem tomadas com maior rapidez, há maoir risco de equívocos. As decisões centralizadas diminuem as interpretações diversas, proporcionam maior controle, visto que são tomadas do topo da pirâmide (cúpula).

Questão: 982193

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, relativos a recrutamento e seleção de pessoal. Existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.

982193 A

Recrutamento Interno: Refere-se à seleção de colaboradores que já fazem parte da organização que está recrutando.

Recrutamento Externo: Envolve a busca por um ou mais novos funcionários fora da equipe da empresa.

Recrutamento Misto: Combina estratégias de recrutamento interno e externo, unindo os processos de ambas as abordagens.