Questão: 2462848

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca do controle parlamentar, julgue o item a seguir. O controle parlamentar é exercido apenas de forma direta, pelo Poder Legislativo, observada a legalidade dos atos emanados do Poder Executivo.

2462848 B

O controle parlamentar não é exercido apenas de forma direta. Ele pode ser exercido de duas formas: direta e indireta.

A forma direta é realizada pelos próprios membros do Poder Legislativo, por meio de questionamentos, pedidos de informação, convocação de ministros, entre outros. A forma indireta é realizada por órgãos auxiliares, como o Tribunal de Contas. Ambas as formas visam observar a legalidade dos atos do Poder Executivo.

Questão: 2462847

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere aos controles externo e interno, julgue o item a seguir. Avaliar o cumprimento de metas previstas no plano plurianual bem como a execução dos programas de governo são funções exclusivas do controle externo.

2462847 B

CF/88 – Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Questão: 2462844

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item a seguir, no que se refere ao conceito, aos tipos e às formas de controle. O conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio do qual se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de poder denomina-se controle na administração pública.

2462844 A

O termo “controle na administração pública” refere-se ao conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos que permitem a fiscalização e revisão da atividade administrativa em todas as esferas de poder.

Esse controle pode abranger diferentes formas de fiscalização, como controle interno, externo e social, com o objetivo de garantir a legalidade, eficiência e transparência na gestão pública.

Questão: 2462141

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

João, secretário municipal de saúde, celebrou, em nome da secretaria, contratação direta por dispensa de licitação, visando adquirir material da única empresa que fornece o respectivo produto na cidade. Após a contratação, um terceiro interessado apresentou recurso ao chefe de João, a fim de impugnar o certame. Diante da presunção de legitimidade, o chefe reputou correta a decisão de João. Com base na situação hipotética precedente, julgue o item seguinte. A impugnação da decisão de João, submetida ao crivo da chefia, insere-se no âmbito do poder administrativo disciplinar

2462141 B

Prerrogativas do Poder Hierárquico:

Editar atos normativos
Dar ordens
Fiscalizar
Aplicar Sanções
Delegar competências – com ou sem hierarquia
Avocar competência – sempre na hierarquia
Rever atos – pode anular ou revogar atos de seus subordinados.

Competência de rever atos
Poder de controle
Permite que o superior hierárquico ANULE ou REVOGUE os atos dos subordinados
Permite que um superior, DE OFÍCIO OU POR PROVOCAÇÃO, anule os atos ilegais ou avalie a conveniência e a oportunidade para revogar os atos de seus subordinados ou simplesmente mantê-los da forma como praticados
É cabível, ainda, realizar a convalidação dos atos com defeitos sanáveis.

Questão: 2462140

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

João, secretário municipal de saúde, celebrou, em nome da secretaria, contratação direta por dispensa de licitação, visando adquirir material da única empresa que fornece o respectivo produto na cidade. Após a contratação, um terceiro interessado apresentou recurso ao chefe de João, a fim de impugnar o certame. Diante da presunção de legitimidade, o chefe reputou correta a decisão de João. Com base na situação hipotética precedente, julgue o item seguinte. A secretaria onde João trabalha é órgão público despersonalizado que integra a administração pública direta municipal.

2462140 A

Por ser caracterizada como um ógão público, não possui: personalidade jurídica, patrimônio próprio, capacidade processual (personalidade judiciária).

Criação/extinção de órgão: feito por lei (regra) / Medida Provisória (exceção), desde que seja convertiva.

Obs. decretos podem ser utilizados para a organização interna do órgão, desde que não cause aumento de despesas ou não crie/extingua outros órgãos.