Questão: 2563731

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à intermediação de interesses, ao papel das instituições e aos indicadores de políticas públicas. Os indicadores de efetividade das políticas públicas apontam a ocorrência de mudanças socioeconômicas, ambientais ou institucionais, bem como os efeitos da transformação social decorrente de determinada política.

2563731 A

Indicadores de efetividade avaliam o impacto real que uma política pública teve na sociedade. Eles verificam se as ações governamentais atingiram seus objetivos finais e geraram as mudanças desejadas nas condições socioeconômicas, ambientais, ou institucionais.

Diferente dos indicadores de desempenho ou de resultado, que podem medir a eficiência de processos ou os resultados imediatos, os indicadores de efetividade estão preocupados com o impacto real e sustentável das políticas.

Questão: 2555982

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item subsecutivo, a respeito de gestão da qualidade, gestão de mudanças, gestão por processos e cultura de inovação. Uma vantagem da adoção da gestão por resultados em uma organização é a facilitação da gestão por competências e da gestão do conhecimento organizacional.

2555982 A

Gestão por resultados: focada em alcançar metas previamente estabelecidas por meio da avaliação dos resultados obtidos. É utilizada em organizações públicas e privadas para garantir a eficiência e a eficácia na prestação de serviços e no cumprimento de suas missões.

Gestão por competências: envolve identificar, desenvolver e utilizar as habilidades e capacidades dos colaboradores para atingir os objetivos estratégicos da organização. Quando uma organização adota a gestão por resultados, ela direciona seus esforços para alcançar metas específicas. Isso exige que os colaboradores tenham competências alinhadas a essas metas, facilitando o processo de identificação e desenvolvimento das habilidades necessárias.

Gestão do Conhecimento Organizacional: refere-se às práticas que uma organização utiliza para criar, compartilhar e utilizar conhecimentos de forma eficiente. Na gestão por resultados, o foco nos resultados e no desempenho impulsiona a necessidade de se compartilhar boas práticas, lições aprendidas e informações relevantes para atingir as metas estabelecidas.

Questão: 2543769

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Ao planejar e gerenciar um projeto, é essencial empregar ferramentas adequadas para visualizar o sequenciamento das atividades, destacando suas inter-relações e momentos decisivos. Neste contexto, qual a denominação da ferramenta administrativa utilizada para ilustrar de maneira eficaz esses aspectos?

2543769 B

O Diagrama de Gantt é uma ferramenta gráfica utilizada para o planejamento e acompanhamento de projetos. Ele apresenta as atividades ou tarefas do projeto em um cronograma visual, com a duração de cada uma representada em barras horizontais.

Questão: 2536595

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é conhecida por:

2536595 E

Alternativa E: A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é reconhecida por sua promoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) no Brasil. Sua missão é disseminar práticas de gestão que favoreçam a excelência organizacional, atuando em diversos setores, incluindo o setor público. O MEG serve como um referencial teórico e prático que auxilia as organizações a atingirem altos padrões de desempenho e qualidade.

Alternativa A: Coordenar programas de redução de impostos não é uma atribuição da FNQ. Essas atividades são mais associadas a órgãos fazendários, como a Receita Federal, que se ocupam diretamente da política tributária e da administração fiscal.

Alternativa B: Desenvolver políticas de austeridade fiscal na esfera pública também não está relacionado à FNQ. Tais políticas costumam ser elaboradas por órgãos governamentais, como o Ministério da Economia, que cria estratégias para o controle de gastos e o equilíbrio fiscal.

Alternativa C: Fomentar a centralização das decisões públicas contraria os princípios de qualidade e excelência promovidos pela FNQ. A centralização pode prejudicar a eficiência e a flexibilidade, que são essenciais para uma gestão de qualidade.

Alternativa D: Regular o mercado financeiro é uma função atribuída a entidades como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que têm a responsabilidade de supervisionar e regulamentar o sistema financeiro.

Assim, a questão destaca a importância de compreender as atribuições específicas de diferentes organizações e sua contribuição para a administração pública e a qualidade no setor público. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) se sobressai ao promover o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), ajudando a elevar os padrões de gestão e eficiência organizacional no Brasil.

Questão: 2536591

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem como um de seus fundamentos:

2536591 C

Vamos entender por que a alternativa correta é Errado.

Diferenças entre PMBOK e COBIT
Primeiramente, é importante destacar que o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) são dois frameworks que tratam de áreas distintas na gestão de projetos e na governança de TI, respectivamente.

Planejamento das Comunicações (PMBOK)
No PMBOK, o processo de Planejamento das Comunicações tem como objetivo principal definir as necessidades de comunicação dos stakeholders e determinar como essas comunicações serão geridas e monitoradas ao longo do projeto. Ele envolve a criação de um plano de comunicações que:

Delineia as informações que serão compartilhadas.
Identifica os destinatários das comunicações.
Define as responsabilidades de comunicação.
Especifica os métodos de entrega e o cronograma para a disseminação das informações.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT)
Por outro lado, no COBIT, o processo PO2 – Definir Arquitetura da Informação é voltado para delinear a arquitetura de informação da organização. Esse processo envolve:

Definição de um framework para a governança de TI.
Garantia da integridade e segurança das informações.
Alinhamento dos recursos tecnológicos com as necessidades de negócios.
Esse processo é fundamental para assegurar que a informação seja uma base sólida para as operações corporativas e que esteja disponível e protegida adequadamente.

Conclusão
Os objetivos dos processos mencionados são bastante distintos:

Planejamento das Comunicações (PMBOK): Focado em como a informação será comunicada entre os stakeholders do projeto.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT): Voltado para a estruturação e governança das informações dentro da organização.
Portanto, ao afirmar que os processos Planejamento das Comunicações do PMBOK e PO2 – Definir Arquitetura da Informação do COBIT possuem os mesmos objetivos, a alternativa está Errada, pois eles têm propósitos e enfoques diferentes dentro de seus respectivos frameworks.