Questão: 2531982

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, referentes a liderança, cultura organizacional, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e excelência nos serviços públicos. É correto afirmar que a gestão pública objetiva a geração de valor para a sociedade e a garantia do desenvolvimento sustentável, ao passo que a gestão privada visa obter lucros financeiros e manter a sustentabilidade dos negócios.

2531982 A

GESTÃO PÚBLICA ➔ sustentabilidade voltada para o desenvolvimento da sociedade.

GESTÃO PRIVADA➔ sustentabilidade voltada para agregar valor; lucro ao negócio, garantir sustentabilidade em prol de motivar colaboradores, melhorar a imagem e reputação.

Questão: 2531981

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, referentes a liderança, cultura organizacional, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e excelência nos serviços públicos. A busca da excelência nos serviços públicos visa atender às necessidades dos cidadãos como beneficiários dos serviços prestados, independentemente da consistência dos resultados e do valor percebido pelas partes interessadas.

2531981 B

Um dos objetivos que o setor público deve buscar é a sustentabilidade dos resultados, que representa não apenas o atendimento das necessidades dos cidadãos a curto prazo, mas também deve buscar a consistência no longo prazo.

Portanto os resultados devem ser consistentes no tempo e não apenas atender as metas de curto prazo.

Questão: 2531979

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de aspectos relacionados a desburocratização, eficiência e efetividade organizacional, gestão de resultados e solução de conflitos, julgue o próximo item. Medidas como a digitalização de serviços públicos tornam mais eficientes as práticas administrativas, promove a redução de gastos e favorece a desburocratização.

2531979 A

Os 5Es da Administração são:

Eficiência: fazer mais com menos – Recursos;
Eficácia: alcançar metas – Resultados OU objetivos;
Efetividade: mudança de cenário – Impacto;
Economicidade: fazer mais, com menos recursos, e mantendo a qualidade > Qualidade.
Excelência: O melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação

Questão: 2574253

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O ciclo de vida do BPM ( business process management ) inclui

2574253 C

Planejamento e estratégia: Estabelecimento dos objetivos e metas do processo.
Análise: Exame minucioso dos processos atuais para detectar oportunidades de melhoria.
Desenho e modelagem: Desenvolvimento e formalização dos processos ideais.
Implementação: Execução prática dos processos planejados.
Monitoramento e controle: Vigilância constante dos processos para identificar desvios e assegurar que estão sendo seguidos de acordo com o plano.
Refinamento: Realização de ajustes e melhorias contínuas com base na supervisão.

Essas fases são essenciais para garantir que os processos estejam em sintonia com os objetivos estratégicos da organização e que possam ser aprimorados de forma contínua.

Questão: 2559005

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere à transparência e à análise de políticas públicas, julgue o item a seguir. O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é um exemplo de canal aberto de comunicação entre o governo e a sociedade para a promoção da transparência.

2559005 A

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é um exemplo claro de canal de comunicação acessível entre o governo e a população, que reforça a transparência. Ele permite que qualquer pessoa solicite informações públicas de órgãos e entidades governamentais de maneira simples e prática, assegurando o direito de acesso à informação, conforme estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). O e-SIC facilita a interação entre cidadãos e governo, fortalecendo a accountability e promovendo a transparência nas ações governamentais.