Questão: 1140871

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da gestão de processos de negócios ou BPM, julgue o item subsecutivo. BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

1140871 A

A partir do enunciado, percebe-se que a banca quer avaliar o conhecimento do candidato sobre o conceito de Gestão de Processos de Negócios, também conhecido como Business Process Management (BPM).

De acordo com o BPM CBOK®, o BPM consiste em um conjunto de práticas voltadas para a otimização de processos empresariais, com o objetivo de melhorar os resultados organizacionais e agregar valor aos clientes.

O BPM é uma disciplina de gestão de operações que apoia a escolha das melhores metodologias e ferramentas para a execução de processos. A entrega do processo gera valor para os clientes ou dá suporte a outros processos, podendo ser, portanto, interfuncional ou até mesmo interorganizacional.

Questão: 1119235

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em determinada organização, as ações de gerenciamento de desempenho de processos se restringem à definição de alguns indicadores, métricas e medidas de tempo, custo, capacidade e qualidade. O nível de maturidade em processos de uma organização permite determinar o que pode e o que não pode ser gerenciado em termos de seus processos de negócio, bem como a perspectiva e a profundidade do gerenciamento. Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK), a referida organização encontra-se no nível de maturidade

1119235 B

De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK V3.0), as empresas apresentam cinco níveis de maturidade, são eles: 1 – inicial; 2 – gerenciado; 3 – padronizado; 4 – previsível; e 5 – otimizado. Ademais, segundo o mesmo Guia, cabe destacar que:

“No nível 1 – nada é esperado da organização, além de “fazer o trabalho e entregar o que o cliente quer”;

No nível 2 – alguns indicadores, métricas e medidas de tempo, custo, capacidade e qualidade são definidos;

No nível 3 – o processo passa a usar indicadores, métricas e medidas de desempenho de processos ponta a ponta, deixando de lado limites funcionais e conecta com o foco do cliente;

No nível 4 – indicadores, métricas e medidas de desempenho de processos, assim como o gerenciamento de desempenho de processos interfuncionais, são determinados a partir dos objetivos estratégicos da organização; e

No nível 5 – de alta maturidade, o gerenciamento de processos e medição de desempenho estão fundidos a um único elemento, em que a medição direciona o gerenciamento e as estratégias e os objetivos organizacionais são conectados ao foco do cliente”. FONTE: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (Guide to the Business Process Management Body of Knowledge – BPM CBOK® V3.0), Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP), 1ª Edição, 2013.

Questão: 1119217

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por

1119217 A

Estrutura formal: Refere-se à “estrutura oficial” da organização, que é refletida no organograma e nos aspectos relacionados ao planejamento, como a “hierarquia de autoridade, objetivos e planos, departamentos e órgãos, além dos cargos de direção e gerência.”

Estrutura informal: Consiste nas interações (atitudes e comportamentos) “não oficiais” que ocorrem dentro das organizações. Esses relacionamentos não são representados nos gráficos (organograma), nem nos relatórios da empresa.

Questão: 1063967

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de governança no setor público, assinale a opção correta.

1063967 D

A accountability pode ser dividida em três dimensões: vertical, horizontal e societal, dependendo da natureza e da hierarquia do controle exercido:

Accountability vertical: ocorre entre a população e o Estado, e refere-se ao controle que os cidadãos exercem sobre os agentes públicos e governos, principalmente por meio do voto e da liberdade de expressão. Exemplo: o voto e ações populares.

Accountability horizontal: acontece entre órgãos ou poderes do Estado, quando uma entidade pública fiscaliza outra, como no caso de um poder, agência reguladora ou órgão que supervisiona outro.

Accountability societal: envolve a sociedade civil organizada e os órgãos estatais, onde grupos como ONGs, sindicatos e associações fiscalizam a atuação de agentes públicos e governos, exercendo uma pressão legítima sobre a Administração Pública.

Questão: 1063920

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Processos de planejamento incluem decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que visem proporcionar uma adequação positiva entre organizações e seus ambientes para a consecução de seus objetivos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

1063920 E

Letra “E” – Estratégias de crescimento: conforme Djalma de Oliveira, as estratégias podem ser categorizadas em quatro tipos: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento. A alternativa em questão destaca a estratégia de crescimento. Essa abordagem indica que a empresa está inserida em um contexto de inovação, internacionalização ou expansão, aproveitando essa oportunidade para reforçar uma fraqueza preexistente. Se essa situação for gerida de maneira eficaz, a estratégia pode resultar em uma rápida expansão da organização, além de aumentar as taxas de crescimento e participação de mercado. Portanto, essa alternativa é a resposta correta para a questão em análise.