Questão: 1997436

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O ato administrativo que tem como finalidade a intervenção estatal na propriedade privada, objetivando a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional denomina-se:

1997436 D

“Tombamento
É a modalidade de intervenção na propriedade que visa proteger o patrimônio histórico, cultural, arqueológico, artístico, turístico ou paisagístico brasileiro.”

Questão: 1992099

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em matéria de intervenção do Estado sobre a propriedade privada, observa-se que a função social da propriedade pugnada pela ordem constitucional brasileira imprime à atuação da Administração Pública prerrogativas extraordinárias, próprias do regime jurídico administrativo. Assim, por vezes, a própria aquisição de bens públicos se articula com tal intervenção. Nesse contexto, insere-se o caso de um Prefeito Municipal que, verificando a existência de um imóvel abandonado, por meio de decreto, declarou tal imóvel de necessidade pública para fins de desapropriação, o que finalmente levou à instalação de uma escola no imóvel. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta.

1992099 B

– Tacitamente afetado significa que é um fato administrativo. – Bens de Uso Especial – são os utilizados para a prestação de serviços. Assim, como a escola será utilizada para prestar serviços, será classificada como bem de uso especial e ‘tacitamente afetada’ porque decorre da atuação direta da administração pública.

Questão: 1988890

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos bens públicos, julgue o seguinte item. Em situações específicas, os terrenos de marinha podem ser classificados como bens dominicais, hipótese em que serão suscetíveis de alienação.

1988890 A

Código de Águas. Dec. nº 24.643/1934:
“Art. 1º As águas públicas podem ser de uso comum ou dominicais.”
“Art. 11. São públicos dominicais, se não estiverem destinados ao uso comum, ou por algum título legítimo não pertencerem ao domínio particular;
1º, os terrenos de marinha;”

Art. 101, CC/02. “Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei.”

Questão: 1988888

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos bens públicos, julgue o seguinte item. Um prédio que esteja sendo utilizado para um fim público é considerado um bem desafetado.

1988888 B

Incorreta. Prédio público em uso para fim público, já que em uso pela coletividade é tido como afetado ou consagrado, e pode ser classificado como bem de uso especial.

Questão: 1988876

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. O prazo de validade do concurso público em questão pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

1988876 A

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital.

O prazo de validade do concurso público em questão pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

A questão está correta, pois

Art. 37. III – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

Esse “até” é a chave para responder. A questão cita que a validade do concurso do caso é de 1 ano e a lei estabelece que será de até 2. Assim sendo, é perfeitamente possível.