Questão: 2825072

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Conforme estabelece o Código Civil (2002), qualquer dos cônjuges pode propor a ação de separação judicial, atribuindo ao outro qualquer ato que represente violação dos deveres do casamento. Em se tratando da dissolução da sociedade conjugal, o art. 1571, § 1 o do Código Civil estabelece que o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou

2825072 E

CC, Art. 1.571. A sociedade conjugal termina:

I – pela morte de um dos cônjuges;

II – pela nulidade ou anulação do casamento;

III – pela separação judicial;

IV – pelo divórcio.

Questão: 2681877

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com a Código Civil, julgue o item a seguir, a respeito do direito de família. A confissão materna é suficiente para excluir a paternidade, sendo que cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, por ação imprescritível.

2681877 B

Primeiramente, a simples confissão da mãe não basta para afastar a paternidade. Embora possa ser considerada um indício, essa declaração isolada não tem o condão de extinguir automaticamente os direitos e deveres paternos sem o devido processo judicial.

Em segundo lugar, a impugnação da paternidade pelo marido não é imprescritível. Há um prazo de 2 anos para o ajuizamento dessa ação, sendo esse período contado a partir do momento em que ele toma conhecimento do nascimento da criança.

Questão: 2674949

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca dos direitos da personalidade, analise as afirmativas a seguir: I. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. Il. Mesmo que por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. III. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Assinale

2674949 B

I – Correta. CC, Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. II – Incorreta. CC, Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. III – Correta. CC, Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.

Questão: 2645532

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que diz respeito aos defeitos do negócio jurídico, conforme o Código Civil brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

2645532 A

CC, Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio.

Questão: 2578574

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Um dos princípios basilares do Código Civil é a operabilidade, que implica a melhor organização das matérias por ele regradas, incluindo a compilação, em uma seção, dos prazos prescricionais. Nos termos da Lei nº 10.406/2002 — Código Civil, sobre a prescrição, assinalar a alternativa CORRETA:

2578574 C

A alternativa C está correta, pois o artigo 206, §3º, IV, do Código Civil determina que prescreve em três anos a pretensão de ressarcimento por enriquecimento sem causa.

Isso significa que, caso alguém obtenha um benefício indevido em prejuízo de outra pessoa, esta possui o prazo de três anos para pleitear judicialmente a restituição ou indenização correspondente.