Questão: 2312090

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A Associação dos Magistrados do Estado X contratou pacotes de hospedagem com a sociedade hoteleira Y para participação dos associados em um importante congresso no Paraná, assumindo todas as despesas. Ao chegar no local, o juiz Theotônio discorda das regras de check-in e manifesta seu descontentamento ao gerente. O responsável, então, lhe informa que todas as regras da hospedagem foram passadas à associação. Nesse caso, é correto afirmar que:

2312090 C

A alternativa C está correta, pois demonstra uma exceção ao princípio da relatividade dos contratos. Theotônio está usufruindo diretamente do contrato firmado pela Associação dos Magistrados, uma vez que sua hospedagem foi custeada por essa entidade. Ao receber esse benefício, ele também concorda com as condições estabelecidas no contrato, tornando-as aplicáveis a ele.

Questão: 2307912

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Paulo, um senhor bastante idoso, alugou uma de suas casas para Isabela pelo prazo de 30 meses. No quinto mês do contrato de locação, Paulo vem a falecer, deixando como único herdeiro seu filho, Rafael. Finalizado o inventário, sem ter as chaves do imóvel e sem saber do contrato de locação vigente, Rafael decide invadir o imóvel para fixar moradia. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

2307912 E

Quando Paulo faleceu, seu filho Rafael recebeu o imóvel como herança, mas Isabela manteve-se como locatária, ou seja, possuidora direta do bem. Rafael, na qualidade de herdeiro, passou a ser o possuidor indireto. A posse direta de Isabela é resguardada pela legislação, e Rafael não tem o direito de invadir a propriedade, pois isso violaria a proteção legal concedida à posse dela.

Questão: 2306775

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A mora será ex persona e dependerá, para se constituir, da prévia notificação do devedor na(s):

2306775 C

– Mora ex re: ocorre de forma automática, ou seja, basta que o devedor não efetue o pagamento na data estipulada para que fique caracterizada a mora.
– Mora ex persona: exige a notificação do devedor para que ele seja considerado em mora. – Alienação fiduciária de bens imóveis: Em caso de inadimplência do mutuário, o credor deve realizar a notificação extrajudicial, também chamada de “intimação”, informando o devedor sobre a existência da dívida. Dessa forma, fica caracterizada a mora, configurando a mora ex persona.

Questão: 2306768

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Deodato vendeu um de seus apartamentos para Lara pelo valor de R$ 800.000,00. Os dois, com o objetivo de pagar menos imposto, declararam em escritura pública que o apartamento fora vendido por R$ 600.000,00. De acordo com o Código Civil, houve:

2306768 B

A simulação acontece quando as partes envolvidas dão ao negócio jurídico uma aparência enganosa, com a intenção de iludir terceiros. No contexto da situação analisada, a simulação ficou caracterizada pelo fato de Deodato e Lara terem informado um valor de venda distinto do verdadeiro, com a finalidade de reduzir a carga tributária.

Questão: 2304875

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A administração dos condomínios edilícios far-se-á por um síndico, o qual

2304875 B

CC, Art. 1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.