Questão: 1962789

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O Código de Processo Penal Brasileiro, em seu capítulo que trata do Processo e do Julgamento dos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos, prevê que nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o Juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de:

1962789 C

CPP, Art. 514. Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias.

Questão: 1960933

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Dentre os princípios que regem a atividade probatória, temos que o princípio do privilégio contra a autoincriminação:

1960933 A

O princípio do privilégio contra a autoincriminação é um direito fundamental no âmbito do Direito Processual Penal. Esse princípio, que se relaciona diretamente com o direito ao silêncio, atua como uma proteção à liberdade individual, resguardando o indivíduo contra possíveis abusos por parte do Estado durante a fase investigativa ou processual. Trata-se de uma garantia amplamente reconhecida, prevista em instrumentos internacionais, como o Pacto de San José da Costa Rica.

Compreender esse princípio significa reconhecer que ninguém pode ser compelido a produzir provas contra si mesmo. Assim, o investigado ou acusado tem o direito de se recusar a realizar qualquer ato que possa resultar em sua própria incriminação, como confessar, responder a perguntas incriminadoras, submeter-se a exames ou procedimentos coercitivos, ou adotar qualquer outra conduta que possa contribuir para sua responsabilização penal.

Questão: 1960931

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que concerne à prova no processo penal, assinale a alternativa incorreta.

1960931 A

O CPC se aplica subsidiariamente ao CPP. CPC, Art. 376. A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o juiz determinar.

Questão: 1960681

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Quanto à atividade propulsora do juiz no processo penal, segundo a doutrina e a jurisprudência dominantes, poderá o juiz:

1960681 C

CPP, Art. 282. (…) § 5º O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

Questão: 1960235

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que diz respeito à preservação do local de crime, assinale a alternativa incorreta .

1960235 A

Lei 12.830/13, Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

§ 1º Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.