Questão: 485524

     Ano: 2015

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário - 001 |

Sr. W, após longa carreira no Banco Z&Z S.A., passa a chefiar uma equipe numerosa de colaboradores, sendo instado pelas altas instâncias da instituição financeira a aumentar o nível de produtividade individual. Com esse objetivo, ele realiza pesquisas sobre as necessidades e os desejos dos funcionários e realiza diversas sessões de treinamento. Ao aplicar os conhecimentos nas relações concretas, resolve criar um ritual, ao final de cada expediente laboral, elegendo o funcionário mais produtivo e o mais improdutivo do dia. Para o vitorioso funcionário, outorga uma barra de chocolate fino; para o outro, a inclusão em quadro de avisos, com o seu nome em letras garrafais. Srª V, após um mês sendo classificada em último lugar, começa a chorar, causando comiseração nos seus colegas que passam a criticar o método do gerente e levam o caso à Comissão de Ética do Banco. Nesse caso, de acordo com o código de Ética do Banco do Brasil, tais fatos são

485524 D

Questão: 485525

     Ano: 2015

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário - 001 |

Nos termos do Estatuto Social do Banco do Brasil, os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva do Banco deverão comunicar, imediatamente após a investidura no cargo, a quantidade e as características dos valores mobiliários de que sejam titulares, direta ou indiretamente, de emissão do Banco, de suas controladas ou das sociedades coligadas relacionadas à sua área de atuação, além daqueles de titularidade de seus respectivos cônjuges, companheiros e dependentes incluídos na declaração anual do imposto de renda, à(ao):

485525 B

Questão: 485526

     Ano: 2015

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário - 001 |

Uma empresa do setor bancário procurou romper com diversos padrões de ação e práticas existentes, principalmente, em função do avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar seus produtos e suas formas de atendimento ao cliente. Após diversos esforços empreendidos pela alta gerência, a partir de uma abordagem sistêmica, chegou-se à conclusão de que mudar rapidamente os padrões e práticas estabelecidos não é fácil, porém necessário à sobrevivência da organização. Na conclusão apresentada no caso, o conceito de cultura organizacional é tratado como sendo um(a)

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Questão: 485527

     Ano: 2015

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário - 001 |

Uma cidadã, por dificuldades financeiras momentâneas, deixou de pagar em dia as suas dívidas, vindo, por força de sua mora e do seu inadimplemento, a ser inscrita em cadastro de devedores. Com o passar do tempo, a sua situação foi melhorando e, após muito sacrifício pessoal, conseguiu quitar as suas dívidas. Em determinado momento, no entanto, foi surpreendida com negativa de crédito, em estabelecimento comercial, por estar o seu nome inscrito no cadastro de devedores inadimplentes. A melhor interpretação do Código de Defesa do Consumidor indica que

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Questão: 485528

     Ano: 2015

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário - 001 |

Um cliente de longa data do Banco X S/A emitiu cheque vinculado à sua conta-corrente no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Apesar da existência de provisão de fundos, o cheque não foi pago, por causa da não certificação da assinatura no referido título por preposto do Banco. Após reclamação formal, constatou-se que a assinatura conferia com as dos cadastros arquivados no Banco. Nesse caso, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor ocorreu

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