Questão: 1878360

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-RO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - DPE-RO - Oficial de Diligência |

A respeito do uso e do abuso de poder, assinale a opção correta.

1878360 E

Todos os atos devem ter um motivo, ou seja, uma razão de fato ou de direito que justifique sua realização. A ausência de motivo para a prática do ato pode indicar que ele foi realizado para atender a interesses particulares, caracterizando, assim, um desvio de poder.

Questão: 1044140

     Ano: 2019

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Piracicaba - SP

Prova:    VUNESP - 2019 - Câmara de Piracicaba - SP - Programador

Considere a seguinte afirmação: Todo homem é trabalhador. A alternativa que apresenta uma negação lógica para essa afirmação é:

1044140 E

TODO (Existe, Pelo menos um, Algum + não)

Questão: 552673

     Ano: 2015

Banca: TRT 16R

Órgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA)

Prova:    TRT 16R - 2015 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Juiz do Trabalho Substituto

Sobre a relação de estágio, analise as seguintes afirmações e marque a alternativa CORRETA: I. As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio, desde que observadas certas obrigações. Entre essas obrigações está contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso. II. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino e a parte concedente. III. A jornada do estágio deve ser compatível com as atividades escolares e nunca ultrapassar 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais. IV. O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada. Porém, na hipótese de estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação, bem como de auxílio-transporte. V. No caso de estágio obrigatório, a eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, caracteriza vínculo empregatício.

552673 B

Todas as respostas estão na Lei nº 11.788/2008, conforme artigos que seguem: I – CORRETA – Art. 9o As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio, observadas as seguintes obrigações: II – FALSA – Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: III – FALSA – Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. IV – CORRETA – Art. 12. O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. V – FALSA – Art. 15. A manutenção de estagiários em desconformidade com esta Lei caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

Questão: 210528

     Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-PE

Prova:    FCC - 2011 - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa

NÃO constitui crime eleitoral:

210528 E

Todas as demais alternativas constam no rol de crimes da Lei 6.091: Art. 11- Constitui crime eleitoral: I- descumprir, o responsável por órgão, repartição ou unidade do serviço público, o dever imposto no Art. 3 (informar a frota de veículos à JE), ou prestar informação inexata que vise a elidir, total ou parcialmente, a contribuição de que ele trata: II – desatender à requisição de que trata o Art. 2 (disponibilização de veículos solicitados pela JE): III- descumprir a proibição dos artigos 5, 8 e 10 (fornecimento de transportes e/ou refeições a eleitores): IV- obstar, por qualquer forma, a prestação dos serviços previstos nos artigos 4 (publicação do quadro de horários dos transportes fornecidos pela JE) e 8 desta Lei, atribuídos à Justiça Eleitoral: V- utilizar em campanha eleitoral, no decurso dos 90 (noventa) dias que antecedem o pleito, veículos e embarcações pertencentes à União, Estados, Territórios, Municípios e respectivas autarquias e sociedades de economia mista

Questão: 2176013

     Ano: 2022

Banca: Instituto UniFil

Órgão: Câmara de Mandaguaçu - PR

Prova:    Instituto UniFil - 2022 - Câmara de Mandaguaçu - PR - Advogado |

Conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, sobre a nacionalidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. São privativos de brasileiro nato os cargos de oficial das Forças Armadas. II. São privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente do Senado Federal. III. São privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente da Câmara dos Deputados. IV. São privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República. V. São privativos de brasileiro nato os cargos da carreira diplomática.

2176013 E

Todas as assertivas são corretas, pois o parágrafo 3º do artigo 12 da Constituição Federal assim dispõe: Art. 12 (…) § 3º “São privativos de brasileiro nato os cargos: I – de Presidente e Vice-Presidente da República; II – de Presidente da Câmara dos Deputados; III – de Presidente do Senado Federal; IV – de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V – da carreira diplomática; VI – de oficial das Forças Armadas. VII – de Ministro de Estado da Defesa”.