Questão: 210321

     Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-PE

Prova:    FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária

No tocante à interpretação das normas constitucionais, o Princípio da Força Normativa da Constituição determina que:

210321 B

O princípio da força normativa da Constituição está devidamente descrito na alternativa “B” da questão. Esse princípio está associado à busca por uma interpretação que garanta a máxima eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais. Para melhor entendimento, tem-se que a alternativa “A” diz respeito ao princípio da unidade da consituição, a alternativa “C” ao princípio da conformidade funcinonal ou da justeza, a alternativa “D” ao princípio do efeito integrador e a alternativa “E”ao princípio da concordância prática ou harmonização.

Questão: 1812645

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRO-GO

Prova:    Quadrix - 2021 - CRO-GO - Advogado |

Com base nos princípios apontados pela doutrina como característicos de um neoconstitucionalismo brasileiro, julgue o item. Os reflexos do neoconstitucionalismo sobre a interpretação constitucional revelam princípios instrumentais como o da supremacia da dignidade da pessoa humana.

1812645 B

O princípio da força normativa da Constituição é frequentemente associado ao neoconstitucionalismo. Esse princípio destaca a ideia de que a Constituição deve ser interpretada de maneira a garantir a efetividade e a aplicação prática de seus preceitos.

Questão: 1946488

     Ano: 2022

Banca: VUNESP

Órgão: PC-SP

Prova:    VUNESP - 2022 - PC-SP - Investigador de Polícia |

A respeito da lei de contravenção penal, é correto dizer que

1946488 D

O princípio da extraterritorialidade da lei penal é aquele que, quando os requisitos legais são atendidos, possibilita a aplicação da lei brasileira a um crime cometido além das fronteiras do país. No entanto, é importante observar que o legislador optou por não estender esse princípio às contravenções ocorridas no exterior, de modo que a lei brasileira somente é aplicável a contravenções ocorridas dentro do território nacional. Isso está claramente estabelecido no artigo 2º da Lei das Contravenções Penais, que declara: ‘A lei brasileira somente é aplicável a contravenções ocorridas no território nacional’.

Questão: 1252033

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRMV - RN

Prova:    Quadrix - 2019 - CRMV - RN - Agente Administrativo |

Em relação aos princípios fundamentais que regem a Administração Pública Federal, julgue o item. O princípio da continuidade no serviço público justifica a proibição de greve para algumas categorias, como as dos militares.

1252033 A

O princípio da continuidade no serviço público estabelece que a atividade administrativa deve ser oferecida de maneira ininterrupta, não tolerando interrupções. Com o objetivo de atender às necessidades da população em geral, certos serviços públicos não podem ser interrompidos por qualquer motivo, como é o caso do serviço de fornecimento de água, por exemplo. Segundo a visão de Celso Antonio de Mello, a continuidade do serviço público é um princípio derivado da obrigação de desempenhar a atividade pública, submetendo a Administração à obrigação de manter a continuidade em sua atuação.

Questão: 301117

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

Prova:    CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo

A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e
a gestão privada, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente das organizações privadas, as organizações públicas são regidas pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público.

301117 A

O Princípio da Continuidade no Serviço Público diz respeito ao fornecimento dos serviços essenciais à população, ou seja, indispensáveis à coletividade, quais sejam, de acordo com a Lei 7.783, de 28 de junho de 1989: tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços funerários e transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações e a guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; processamento de dados ligados a serviços essenciais; controle de tráfego aéreo e compensação bancária (SARDI JUNIOR, 2004:02).