Questão: 846787
Ano: 2017
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TRT - 7ª Região (CE)
Prova: CESPE - 2017 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Administrativa
O objetivo dos estudos de Hawthorne, que deram origem à Escola das Relações Humanas, era
A alternativa correta é a letra “C”, pois a escola humanista da administração surgiu nos Estados Unidos como resultado dos experimentos de Hawthorne, que buscavam entender como as condições físicas do ambiente de trabalho afetavam a produtividade dos funcionários.
Questão: 263227
Ano: 2011
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: AL-CE
Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Administração |
Julgue os próximos itens, a respeito da evolução da administração e do processo administrativo. Uma das conclusões obtidas na teoria das relações humanas, por intermédio da experiência de Hawthorne, é que o nível de produção dos funcionários é influenciado por sua capacidade física ou fisiológica.
A Teoria das Relações Humanas é uma das abordagens que compõem a evolução das escolas de administração, tendo como principal representante Elton Mayo (1880–1949). Desenvolvida nos Estados Unidos, essa teoria surgiu em contraposição à Teoria Clássica de Henri Fayol.
Com foco nas pessoas, a Teoria das Relações Humanas busca promover a humanização e a democratização da administração. Para essa abordagem, as relações interpessoais e os aspectos emocionais desempenham um papel fundamental no processo produtivo, influenciando diretamente a eficiência dos trabalhadores, bem como sua autonomia e controle sobre suas funções (RIBAS, 2015).
A análise em questão aborda a experiência de Hawthorne, realizada em 1927 em uma fábrica da Western Electric Company, localizada em Chicago, no bairro de Hawthorne. O objetivo dessa pesquisa era “determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, medida pela produção”. Coordenada por Elton Mayo, a experiência também explorou aspectos como fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade de pessoal e o impacto das condições de trabalho na produtividade (RIBAS, 2015).
As principais conclusões da experiência de Hawthorne foram (RIBAS, 2015):
– O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, como afirmava a Teoria Clássica, mas sim por normas sociais e expectativas grupais.
– Os trabalhadores não atuam isoladamente, mas como membros de grupos.
– Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador; as pessoas são impulsionadas pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais.
– A teoria enfatiza a importância dos aspectos informais da organização, como grupos informais, comportamento social, crenças, atitudes, expectativas e motivação.
– As relações humanas são formadas por ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre indivíduos e grupos.
– A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho; tarefas simples e repetitivas podem se tornar monótonas, afetando negativamente a satisfação e eficiência do trabalhador.
Assim, podemos concluir que, segundo a Teoria das Relações Humanas, a capacidade física ou fisiológica dos empregados não é um fator determinante para sua produção. Portanto, a assertiva em análise está incorreta. Fonte: RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.