Questão: 928552
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: IPHAN
Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 4 |
Julgue o item subsequente, relativo à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social. O controle social é exercido de forma complementar ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.
O CONTROLE SOCIAL é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.
O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.
Questão: 935950
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MPE-PI
Prova: CESPE - 2018 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
A respeito de organização administrativa, julgue o item que segue. Caso uma interpretação equivocada possa ocasionar problemas para a administração em um órgão público, será conveniente, para maior controle, que a decisão a respeito do equívoco seja centralizada.
Segundo CHIAVENATO (1997) a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.
Quando as decisões são descentralizadas, apesar de serem tomadas com maior rapidez, há maoir risco de equívocos. As decisões centralizadas diminuem as interpretações diversas, proporcionam maior controle, visto que são tomadas do topo da pirâmide (cúpula).
Questão: 883593
Ano: 2018
Banca:
Órgão:
Prova:
Com relação à gestão de projetos e à governança em organizações públicas, julgue o item subsecutivo. No gerenciamento de serviços públicos, devem-se observar, entre outros elementos de governança, a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, e o controle, o qual visa garantir o atingimento dos objetivos estabelecidos.
Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”. Dito de outra forma, Governança pública é o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
”A governança corporativa no setor público, argumenta Timmers (2000, p. 9), deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficaz e eficientemente.
Além disso, deve comunicar publicamente bem como providenciar uma prestação de conta para o benefício da sociedade.
Observa-se, nesse sentido, que a governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos: responsabilidade em atender a sociedade; supervisão; controle; e assistência social.”