Questão: 3072093

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: INSS

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - INSS - Curso de Formação (2° Turma) |

Maria, segurada empregada do RGPS, ficou temporariamente incapaz para o trabalho em razão de uma doença adquirida. Diante dessa situação, Maria solicitou o auxílio por incapacidade temporária ao INSS. Após o exame da perícia médica federal (PMF), o benefício foi concedido a Maria, que irá recebê-lo mensalmente, até sua recuperação. Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente, relativo a benefícios por incapacidade. Se, após a análise de perito médico do INSS, Maria for considerada incapaz de forma permanente para qualquer atividade laboral, e insuscetível de reabilitação profissional, seu auxílio deverá ser convertido em Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.

3072093 B

Questão: 3307462

     Ano: 2025

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2025 - MPE-CE - Analista Ministerial - Especialidade: Serviço Social |

No que concerne a políticas e benefícios sociais, julgue o item subsequente. Para os idosos, o benefício de prestação continuada (BPC) corresponde a uma aposentadoria social.

3307462 B

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma assistência financeira assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), voltada para idosos e pessoas com deficiência que se encontram em condição de vulnerabilidade econômica.

Esse benefício garante o pagamento mensal de um salário mínimo para aqueles que não têm condições de sustentar-se por conta própria e não dispõem de suporte familiar suficiente para suprir suas necessidades básicas.

This site is registered on Toolset.com as a development site.