Questão: 101599

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DETRAN-ES

Prova:    CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Administrador

Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue o item subsequente. Uma das teorias comportamentais da administração, denominada teoria X e Y, contrapõe fatores higiênicos a fatores motivacionais na abordagem da visão clássica da natureza humana.

101599 B

A questão discute a teoria X e Y, desenvolvida por Douglas McGregor, no campo da administração e do comportamento humano nas organizações. Vale ressaltar que essa teoria apresenta duas perspectivas distintas sobre a natureza humana no ambiente de trabalho:

Teoria X: Essa teoria oferece uma visão mais negativa dos trabalhadores, partindo do pressuposto de que eles têm uma aversão natural ao trabalho e, por isso, necessitam de controle, direção e, em certos casos, ameaças de punição para cumprir suas tarefas. Gestores que aderem a essa visão tendem a adotar uma postura mais autoritária.

Teoria Y: Em contraste, a Teoria Y apresenta uma visão mais positiva, acreditando que os trabalhadores podem sentir satisfação no trabalho e são capazes de se auto-dirigir e exercer autocontrole quando estão comprometidos com os objetivos da organização. Gestores que aplicam essa teoria geralmente incentivam a participação, delegam responsabilidades e promovem o desenvolvimento pessoal.

Contudo, a questão aponta que a teoria X e Y faz uma oposição entre fatores higiênicos e fatores motivacionais, o que é incorreto. Esse conceito pertence, na verdade, à Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, e não à teoria X e Y de McGregor.

Questão: 178115

     Ano: 2004

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-AP

Prova:    CESPE - 2004 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa |

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o seguinte  item. A teoria da expectativa auxilia, significativamente, na explicação da motivação ao separar os diversos eventos no trabalho, como o reconhecimento e o salário, em dois grupos: fatores de higiene e fatores motivacionais. Essa teoria fornece ao gerente parâmetros para que ele detecte quais eventos podem gerar ou não insatisfação e motivação, atendendo, dessa forma, às expectativas de seus subordinados.

178115 B

A questão menciona que a Teoria da Expectativa classifica aspectos como reconhecimento e salário em fatores de higiene e motivacionais, o que é um erro. Essa divisão é feita pela Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. A Teoria da Expectativa, por sua vez, não organiza eventos dessa forma; ela foca na relação entre esforço, desempenho e recompensas.

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