Questão: 355819

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STF

Prova:    CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa

Acerca de gestão de pessoas e comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. As decisões compartilhadas a respeito da gestão de pessoas nas organizações são efeitos das influências das teorias clássica e neoclássica de administração, por reconhecerem o valor dos talentos humanos para a solução de problemas administrativos.

355819 B

Dizer que as decisões compartilhadas sobre a gestão de pessoas nas organizações são resultado das influências das teorias clássica e neoclássica não está correto. Essas teorias focam mais na estrutura organizacional e na eficiência operacional, sem dar ênfase ao reconhecimento dos talentos humanos.

Teorias que realmente valorizam os talentos humanos: As abordagens que realmente ressaltam a importância de reconhecer e valorizar os talentos humanos são a Teoria das Relações Humanas e as teorias contemporâneas de gestão de pessoas. A Teoria das Relações Humanas, por exemplo, destaca o valor das relações interpessoais e do bem-estar dos colaboradores para promover a produtividade e a eficiência na organização.

Questão: 260700

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-AL

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-AL - Técnico Judiciário |

Um dos objetivos da administração é estudar os processos produtivos. Nesse contexto, o ser humano, peça fundamental na maioria dos sistemas organizacionais, deve ter seu comportamento e as relações que estabelece com o meio em que vive estudados. As variáveis que influenciam o seu desempenho devem ser conhecidas e assimiladas de modo a encontrar mecanismos de estímulo cada vez melhores e, assim, incrementar a sua capacidade de produção. Tendo o texto acima como motivador, assinale a opção correta a respeito da gestão de pessoas e das teorias administrativas.

260700 B

A abordagem comportamental, que considera as pessoas em sua totalidade e como parte integrante das organizações, possui dois eixos principais. O primeiro se concentra no estudo das pessoas como indivíduos, avaliando conhecimentos, habilidades e atitudes (o CHA da competência). O segundo eixo se dedica ao estudo das pessoas como membros de grupos, analisando aspectos como capacidade de liderança, motivação, comunicação e cultura organizacional.

This site is registered on Toolset.com as a development site.