Questão: 2353799

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Considerando métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação, julgue o item a seguir. Ao definir um curso de ação para o seu crescimento na carreira, o profissional está construindo uma trilha de aprendizagem, concebida a partir de suas conveniências e necessidades, sem, contudo, considerar as expectativas da organização e as competências que ele já possui.

2353799 B

A afirmação da assertiva está equivocada por duas razões principais:

– Ao elaborar uma trilha de aprendizagem, é fundamental considerar as expectativas da organização. Desenvolver um profissional sem que isso esteja alinhado aos objetivos da empresa não é viável.
– A trilha de aprendizagem deve levar em conta as competências que o profissional já possui. Esse conhecimento prévio é essencial para identificar lacunas e evitar sobreposição no processo de formação.

Portanto, o item está incorreto, pois ignora a relevância das expectativas organizacionais e das competências já adquiridas. Esses elementos são vitais para um planejamento eficaz que promova o desenvolvimento tanto do profissional quanto da organização.

Questão: 2353800

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Considerando métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação, julgue o item a seguir. O diagnóstico de necessidades de treinamento tem por objetivo avaliar ou prognosticar necessidades de treinamento, de modo a facilitar o desenho de ações de aprendizagem para o atendimento de tais necessidades, transformadas em objetivos instrucionais.

2353800 A

A assertiva é correta porque:

– O diagnóstico das necessidades de treinamento efetivamente analisa e prevê as demandas de capacitação.
– Esse diagnóstico ajuda a elaborar ações de aprendizagem que estejam em sintonia com as necessidades identificadas.
– As necessidades identificadas são convertidas em objetivos instrucionais, que são fundamentais para garantir a eficácia dos programas de treinamento.

This site is registered on Toolset.com as a development site.