Questão: 561533
Ano: 2013
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: FUB
Prova: CESPE - 2013 - FUB - Técnico em Assuntos Educacionais |
Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas do treinamento. Caso contrate uma instituição especializada em assuntos educacionais para oferecer capacitação a um grupo de trabalhadores que serão mudados de setor, a empresa proporcionará um treinamento aos seus funcionários.
A opção está incorreta porque a contratação de uma instituição especializada para capacitar colaboradores que serão transferidos para outro setor não se encaixa na definição de treinamento específico, mas sim de desenvolvimento. O desenvolvimento abrange um processo mais abrangente e de longo prazo, voltado para preparar os funcionários para futuras funções e responsabilidades, ao invés de se concentrar apenas em seu desempenho atual.
Portanto, a questão confunde os conceitos de treinamento e desenvolvimento. A capacitação para uma mudança de setor deve ser entendida como desenvolvimento, uma vez que busca preparar os colaboradores para novos desafios e atribuições, ao contrário do treinamento, que é mais imediato e focado em habilidades específicas.
Questão: 84186
Ano: 2011
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STM
Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Administração - Específicos |
Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens a seguir. A avaliação de necessidades de treinamento deve ser realizada por meio de métodos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, os quais podem ser definidos a partir do tamanho das organizações.
A questão discute a avaliação das necessidades de treinamento, que é uma fase fundamental no processo de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Essa avaliação é vital para identificar quais competências precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas dentro da organização, com o objetivo de alinhar as habilidades dos colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa.
Para realizar essa avaliação de forma eficaz, é crucial empregar métodos e técnicas para a coleta e análise de dados. Tanto dados qualitativos quanto quantitativos são ferramentas essenciais nesse processo. A seguir, estão mais detalhes sobre esses tipos de dados:
– Dados Qualitativos: Esses dados são descritivos e ajudam a compreender comportamentos, atitudes e percepções dos colaboradores. Exemplos incluem entrevistas, grupos focais e observações.
– Dados Quantitativos: Esses dados são numéricos e oferecem uma base sólida para a tomada de decisões. Exemplos incluem questionários, testes de desempenho e análise de registros.
A questão também menciona que os métodos e técnicas podem variar de acordo com o tamanho das organizações, o que é especialmente relevante porque:
– Organizações maiores podem precisar de métodos mais estruturados e sistemáticos, considerando o número elevado de funcionários e a complexidade das operações.
– Organizações menores podem se beneficiar de abordagens mais flexíveis e personalizadas.
Portanto, a afirmação está certa. A avaliação das necessidades de treinamento deve, de fato, utilizar uma combinação de métodos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, adaptando-se ao contexto específico do tamanho da organização.