Questão: 2555573

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre. Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. Na situação descrita, a referida organização implantou a gestão por competências para direcionar a gestão de pessoas da entidade.

2555573 B

Na fase de mapeamento, a organização somente identificou as competências necessárias. Note que não houve um mapeamento das competências individuais nem a identificação das lacunas, que também são aspectos importantes dessa etapa. O método aplicado para avaliar as competências individuais (escala de estrelas) não está relacionado à gestão por competências, pois essa abordagem visa identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores para identificar lacunas e alinhar as competências individuais com as necessidades organizacionais.

Questão: 2555574

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre. Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. A escala de mensuração baseada em estrelas possui a vantagem de ser lúdica e válida para a avaliação de competências.

2555574 B

A escala de avaliação baseada em estrelas tem a vantagem de ser intuitiva e adequada para avaliar competências de forma lúdica. Ela é de fácil aplicação e válida para determinados contextos, mas apresenta limitações quando se trata de medir aspectos mais complexos, como conhecimentos e habilidades.

This site is registered on Toolset.com as a development site.