Questão: 1871762

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IBAMA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - IBAMA - Analista Administrativo |

No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Trabalho híbrido (presencial e remoto), horários flexíveis e semana condensada são exemplos de tendências da gestão de pessoas no setor público brasileiro.

1871762 B

A afirmação está incorreta. Embora o trabalho híbrido seja, de fato, uma tendência, a implementação de horários flexíveis e semanas de trabalho condensadas não se alinha com a indisponibilidade do interesse público. Um servidor não pode se ausentar do trabalho alegando que já completou sua carga de trabalho, o que, por exemplo, permitiria a redução da carga horária do expediente. Essa questão é regida por lei, e a regulamentação não pode ser decidida de forma unilateral pelo servidor, não cabendo a ele incorporar essas práticas ao serviço público.

Questão: 1907766

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - FUB - Assistente em Administração |

A qualidade de vida no trabalho (QVT) está ligada a melhores interações humanas organizacionais e ao bem-estar, visando elevar o nível de satisfação e também o de produtividade das pessoas. A esse respeito, julgue o item a seguir. A implementação massiva da modalidade teletrabalho/ home office , nos últimos dois anos em empresas privadas e públicas, em decorrência da pandemia da covid-19, conduziu ao aumento da insatisfação profissional no trabalho e à consequente queda na QVT, tanto na produtividade quanto na eficiência das empresas.

1907766 B

Em 2014, Chiavenato (2014, p. 445) já destacava algumas vantagens e desvantagens do HO (home office): “As vantagens trazidas por esse sistema apontam maior produtividade, menos distrações, a sensação de ser o próprio chefe e dispor de mais tempo para si mesmo. No lado negativo, está a dificuldade em separar o trabalho da vida pessoal e o tempo dedicado à família. O isolamento e a perda de visibilidade junto aos outros também podem acontecer. No entanto, a sensação de autonomia e independência é muito grande.” FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.

This site is registered on Toolset.com as a development site.