Questão: 2374991
Ano: 2024
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: ITAIPU BINACIONAL
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Júnior - Função: Administrador |
Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. I A administração gerencial inovou com sistemas de gestão e controle centrados em resultados, e não mais em procedimentos. II O gerencialismo contém uma cadeia de comando longa e clara, em que as decisões obedecem a uma lógica de hierarquia administrativa, prescrita em regulamentos expressos. III O modelo de administração burocrática apresentou estruturas de poder menos centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários. Assinale a opção correta.
I. CERTO. A administração gerencial inovou ao focar em resultados, diferentemente da ênfase em procedimentos da administração clássica.
A administração GERENCIAL busca resultados através de:
Planejamento estratégico.
Controle de resultados.
Descentralização da tomada de decisões.
Ênfase na performance
II. ERRADO. O gerencialismo geralmente possui uma cadeia de comando longa e hierárquica, priorizando a lógica da hierarquia administrativa.
O GERENCIALISMO possui características como:
Ênfase na eficiência e na produtividade.
Controle de custos.
Racionalização dos processos.
Hierarquia e divisão do trabalho
III. ERRADO. A burocracia se caracteriza por estruturas centralizadas e hierárquicas, dificultando rapidez, economia e participação dos usuários.
A BUROCRACIA apresenta características como:
Formalização de regras e procedimentos.
Divisão do trabalho por especialização.
Hierarquia e centralização do poder.
Impessoalidade nas relações
Questão: 542038
Ano: 2012
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MCTI
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2012 - MCT - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno - Tema I |
Julgue o próximo item, acerca de descentralização. A descentralização foi o princípio norteador da maioria dos processos de implementação de políticas públicas de cunho social realizados nas duas últimas décadas no Brasil.
A descentralização é um princípio fundamental na maioria dos processos de implementação das políticas sociais no Brasil. Áreas como saúde e educação são exemplos consolidados de gestão compartilhada entre os três níveis de governo, enquanto políticas de saneamento e habitação ainda estão em fases iniciais de desenvolvimento. Esse cenário reflete, em grande parte, a maneira como essas políticas são executadas. Segundo Arretche (2009), as políticas locais podem ser classificadas em dois tipos:
i) reguladas: onde a legislação federal estabelece a estrutura nacional e a Constituição direciona os recursos para os governos locais, como nos casos da saúde e educação;
ii) não reguladas: aquelas em que o governo local tem menos regulamentação por parte da legislação federal, como habitação, transporte e saneamento.