Questão: 1878820

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Telebras

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações – Engenheiro de Redes |

Acerca de voz sobre IP e protocolos SIP e H.323, julgue o item a seguir. SIP e H.323 são capazes de negociar parâmetros de criptografia.

1878820 A

Tanto o protocolo SIP quanto o H.323 dispõem de funcionalidades que permitem a negociação de parâmetros de criptografia durante o processo de criação da sessão. Isso quer dizer que, no momento em que uma chamada ou sessão é iniciada, esses protocolos são capazes de trocar dados sobre os métodos de criptografia disponíveis e, assim, definir qual será utilizado para assegurar a proteção da comunicação.

No caso do SIP, essa negociação costuma ser feita por meio do protocolo SDP (Session Description Protocol), que serve para especificar os detalhes da mídia. O SDP pode incluir dados sobre os algoritmos criptográficos aceitos, possibilitando que os participantes da sessão escolham um algoritmo em comum.

Já no H.323, essa negociação é viabilizada por componentes internos do próprio protocolo, os quais permitem a troca de informações sobre capacidades, incluindo os métodos criptográficos que cada extremidade é capaz de utilizar. Dessa maneira, a comunicação pode ser protegida com base nas capacidades acordadas entre os dois pontos envolvidos.

Sendo assim, está correta a afirmação de que “SIP e H.323 são capazes de negociar parâmetros de criptografia”, uma vez que ambos possuem recursos para garantir comunicações seguras por meio da criptografia.

Questão: 315730

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERPRO

Prova:    CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Redes |

Ainda com relação a requisitos de aplicações, protocolos e modelos de QoS adotados na Internet, julgue os itens subsecutivos. O RTP suporta diversos tipos de carga útil de áudio (como por exemplo em formato G.722) e variados tipos de carga útil de vídeo (como por exemplo formato MPEG2).

315730 A

O protocolo RTP foi desenvolvido com o objetivo de ser versátil, possibilitando o suporte a uma grande variedade de formatos de mídia. Isso é viabilizado por meio do conceito de “carga útil” (payload), que corresponde ao conteúdo de mídia efetivamente transmitido. No cabeçalho do RTP há um campo específico que indica o tipo de carga útil, permitindo ao destinatário interpretar corretamente os dados recebidos.

Ao citar o formato G.722, estamos nos referindo a um padrão de codificação de áudio que proporciona qualidade de voz em banda larga com taxa de 64 kbps, sendo totalmente compatível com o transporte via RTP. O mesmo vale para vídeos: o RTP é capaz de carregar diferentes formatos, como o MPEG2, que é amplamente empregado na compressão de vídeo, inclusive em DVDs e transmissões de televisão digital.

Dessa forma, está correta a afirmação de que o RTP é compatível com diversos tipos de cargas úteis, tanto de áudio quanto de vídeo. O protocolo não é limitado a um único tipo de mídia; ele pode funcionar com múltiplos formatos, desde que haja um acordo prévio entre as partes envolvidas — remetente e receptor — sobre o tipo de carga que será utilizada. Esse acordo, normalmente, é estabelecido por meio de outros protocolos, como o Session Initiation Protocol (SIP) ou o Session Description Protocol (SDP), no momento da configuração da sessão.

This site is registered on Toolset.com as a development site.