Questão: 3257305

     Ano: 2025

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: BDMG

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2025 - BDMG - Analista de Desenvolvimento - Infraestrutura e Segurança Cibernética |

Acerca da configuração e do gerenciamento dos sistemas Linux e Windows, julgue o seguinte item. No Linux, o comando chmod é utilizado para modificar as permissões de arquivos e diretórios.

3257305 A

Nos sistemas operacionais baseados em Linux, o controle de acesso a arquivos e diretórios é realizado por meio das permissões, que determinam quem pode visualizar, modificar ou executar determinado item. Para alterar essas permissões, utiliza-se o comando chmod, que significa “change mode”. Esse comando possibilita configurar as permissões de forma específica, de acordo com as necessidades do usuário ou do administrador do sistema. As permissões são simbolizadas pelas letras r (read – leitura), w (write – escrita) e x (execute – execução), e podem ser aplicadas a três categorias distintas: o dono do arquivo, o grupo associado a ele e os demais usuários. Informações mais detalhadas sobre o funcionamento do comando podem ser obtidas através do manual do Linux, utilizando o comando man chmod.os sistemas operacionais baseados em Linux, o controle de acesso a arquivos e diretórios é realizado por meio das permissões, que determinam quem pode visualizar, modificar ou executar determinado item. Para alterar essas permissões, utiliza-se o comando chmod, que significa “change mode”. Esse comando possibilita configurar as permissões de forma específica, de acordo com as necessidades do usuário ou do administrador do sistema. As permissões são simbolizadas pelas letras r (read – leitura), w (write – escrita) e x (execute – execução), e podem ser aplicadas a três categorias distintas: o dono do arquivo, o grupo associado a ele e os demais usuários. Informações mais detalhadas sobre o funcionamento do comando podem ser obtidas através do manual do Linux, utilizando o comando man chmod.

Questão: 547756

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCU

Prova:    CESPE - 2015 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informação

Julgue o item a seguir, a respeito do gerenciamento de servidores Windows e Linux. No Linux, o aplicativo Pacemaker possibilita criar nuvens com os recursos de manipulação de arquivos, de acordo com a arquitetura GRID.

547756 B

A afirmativa aponta que o Pacemaker permite a criação de ambientes em nuvem (clouds) com funcionalidades de gerenciamento de arquivos baseadas na arquitetura GRID. No entanto, essa afirmação está equivocada pelos seguintes motivos:

O Pacemaker é, na verdade, uma solução voltada para alta disponibilidade, sendo projetado para monitorar e gerenciar serviços de forma a garantir que permaneçam em funcionamento contínuo. Ele não tem como finalidade oferecer suporte à computação em grade (GRID).

Além disso, o Pacemaker não é empregado na construção de infraestruturas em nuvem nem na implementação da arquitetura GRID.

This site is registered on Toolset.com as a development site.