Questão: 2567370

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Tendo em vista as disposições do Código de Processo Penal e o entendimento dos Tribunais Superiores acerca da prisão em flagrante, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Nos termos do entendimento do STF, a não realização da audiência de custódia no prazo de 24 horas após a efetivação da prisão, sem motivação idônea, não enseja obrigatoriamente a ilegalidade da prisão e não autoriza o automático relaxamento da custódia, muito menos a imediata colocação do agente em liberdade. II. Para o STJ, há de ser reconhecida a ilegalidade do flagrante esperado, pois não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação. III. De acordo com a jurisprudência do STF, em caso de urgência e se o meio se revelar idôneo, o juiz poderá realizar a audiência de custódia por videoconferência. IV. No flagrante impróprio (ou imperfeito), o agente é preso logo depois de cometer a infração, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração.

2567370 B

Flagrante facultativo: Qualquer pessoa pode realizar a prisão em flagrante, agindo dentro dos limites do exercício regular de um direito.

Flagrante obrigatório ou coercitivo: As autoridades policiais e seus agentes têm o dever de efetuar a prisão em flagrante quando estiverem no exercício de suas funções, agindo no cumprimento estrito de sua obrigação legal ao prender alguém em flagrante.

Flagrante próprio (perfeito, real ou verdadeiro): O agente está cometendo o crime ou acabou de cometê-lo, conforme os artigos 302, I e II do Código de Processo Penal (CPP).

Flagrante impróprio ou quase flagrante (imperfeito, irreal): O agente é perseguido imediatamente após o delito pela autoridade, pela vítima ou por qualquer outra pessoa, em circunstâncias que indicam que ele é o autor da infração, conforme o artigo 302, III do CPP.

Flagrante esperado (legal): A autoridade policial espera o momento da prática do crime, sem realizar qualquer induzimento, sabendo que um crime será cometido. Não deve ser confundido com o flagrante prorrogado.

Questão: 2564159

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da prisão em flagrante, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A doutrina cita que o flagrante cataléptico é aquele que foi paralisado e posteriormente retomado, em razão de solicitação de troca ou vantagem indevida não atendida. ( ) Dependendo da natureza do crime e da repercussão social do fato, admite-se, excepcionalmente, a realização do flagrante denominado forjado. ( ) A doutrina reconhece que a apresentação espontânea do autor do fato é incompatível com a prisão em flagrante, todavia nada obsta a decretação da prisão preventiva ou temporária. ( ) O denominado flagrante fracionado foi estabelecido pela doutrina no âmbito dos crimes permanentes.

2564159 B

V – Flagrante cataléptico: Esse tipo de flagrante ocorre em investigações de tráfico de drogas, geralmente envolvendo negociações para a soltura do criminoso, frequentemente acompanhadas de trocas de vantagens.

F – Flagrante forjado: Nesse caso, simula-se um flagrante para incriminar alguém de maneira falsa, como, por exemplo, colocar drogas no bolso de uma pessoa durante uma revista. Tal conduta é ilegal e, em nenhuma hipótese, é permitida.

V – É correto afirmar que a apresentação espontânea do autor do crime é incompatível com a prisão em flagrante. Contudo, essa apresentação não impede que o juiz determine a prisão preventiva ou temporária.

F – Flagrante fracionado: Refere-se à prisão em flagrante que pode ser realizada em qualquer crime que seja parte de uma unidade fictícia, resultante em um crime continuado, sendo diferente do flagrante permanente.

This site is registered on Toolset.com as a development site.