Questão: 2394780

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No corrente ano, aproveitando as férias, Tício, maior, viajou de ônibus, para a sua cidade natal. Durante o trajeto (dentro do mesmo estado da federação), próximo ao seu destino, o ônibus é parado pela Polícia Rodoviária Federal, para inspeção de praxe. Diante do nervosismo de Tício, o agente decide vistoriar suas bagagens, nas quais foram encontrados 400 gramas de haxixe. Tício foi preso em flagrante delito, optando por ficar em silêncio. Uma vez lavrado o auto de prisão pela autoridade policial competente, o feito é remetido à Justiça Estadual, sendo realizada audiência de custódia, no dia seguinte, pelo juiz de garantias, em vara criada, recentemente, na região, em conformidade com o julgamento da matéria, no STF. Embora o Ministério Público tenha se oposto à concessão da liberdade provisória, apontando a presença de antecedentes criminais, o juiz a concede, mediante a fixação de fiança. A substância apreendida foi submetida a uma perícia preliminar, que atestou o princípio ativo do entorpecente. O laudo definitivo, embora tenha chegado à mesma conclusão, foi juntado sem a assinatura do técnico, o que se deu por um lapso, haja vista a identificação, na peça, do nome do perito oficial responsável para exará-lo. Observados os prazos legais, foi ofertada denúncia, imputando tráfico de entorpecentes (art. 33, caput, da Lei n o 11.343/2006). Diante disso, o juiz de garantias intima o acusado para apresentação da defesa preliminar, a qual é ofertada, tendo recebido a acusação. A partir de então, o caso é distribuído a uma das Varas Criminais, para prosseguimento do feito, sendo que, ao fim da instrução, o réu é absolvido, por falta de materialidade, dada a nulidade do laudo definitivo, exarado sem assinatura do perito. Acerca do caso listado, assinale a alternativa correta.

2394780 C

A alternativa C está correta.

Embora o art. 3º-C do CPP determine que a competência do juiz das garantias termina com o recebimento da denúncia ou queixa, o Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente decidiu que a atuação do juiz das garantias, na verdade, encerra-se com o oferecimento da denúncia ou queixa. Assim, o recebimento dessas peças acusatórias é atribuição do juiz responsável pela instrução da ação penal (ADIs 6.298, 6.299, 6.300 e 6.305).

Dessa forma, no caso concreto descrito no enunciado, o juiz das garantias, ao realizar o juízo positivo de admissibilidade da denúncia ou queixa, ultrapassou os limites de sua competência funcional, invadindo a esfera de atribuição do juiz da instrução.

Questão: 2394784

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca do julgamento quanto à constitucionalidade do juiz de garantias, implementado pela Lei n o 13.964/2019, no Supremo Tribunal Federal, e da interpretação conferida pela Suprema Corte à lei e de sua repercussão, no processo, assinale a alternativa correta.

2394784 B

O STF, no julgamento do caso do JUIZ DE GARANTIAS, atribuiu interpretação conforme à primeira parte do caput do art. 3º-C do CPP, para esclarecer que as normas relativas ao juiz das garantias não se aplicam às seguintes situações:

a) processos de competência originária dos tribunais, os quais são regidos pela Lei 8.038/1990;

b) processos de competência do tribunal do júri;

c) casos de violência doméstica e familiar; e

d) infrações penais de menor potencial ofensivo.

STF. Plenário. ADI 6.298/DF, ADI 6.299/DF, ADI 6.300/DF e ADI 6.305/DF, Rel. Min. Luiz Fux, julgados em 24/8/2023 (Info 1106).

Questão: 2386902

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Entre outras atribuições estabelecidas no Código de Processo Penal (CPP), compete ao juiz das garantias

2386902 B

CPP, Art. 3º B, inciso IV – Ser informado sobre a instauração de QUALQUER investigação criminal. O STF, inclusive, conferiu interpretação para que todos os atos do MP na investigação penal, sejam submetidos ao controle judicial no prazo de 90 dias (Info 1106).

This site is registered on Toolset.com as a development site.