Questão: 1972114

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEE-PE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - SEE-PE - Analista em Gestão Educacional - Geral |

Julgue o item seguinte, no que se refere à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial. O desenvolvimento de uma visão sistêmica é uma das premissas da era da qualidade total para a integração das ações dos colaboradores, das informações e do uso de máquinas e equipamentos.

1972114 A

Um dos princípios da qualidade total é a adoção de uma abordagem sistêmica, que envolve enxergar a organização como um conjunto de processos interconectados que operam como um sistema. Essa perspectiva visa assegurar que todas as atividades estejam alinhadas e coerentes com os objetivos da empresa, evitando esforços isolados que não contribuam para a busca pela qualidade total.

Questão: 2327764

     Ano: 2023

Banca: IV - UFG

Órgão: MPE-AC

Prova:    CS-UFG - 2023 - MPE-AC - Técnico Ministerial |

Uma das áreas funcionais das organizações públicas que tem demandado mudanças é, sem dúvida, a área de gestão de pessoas. A avaliação de desempenho é uma das atribuições da gestão de pessoas responsável por avaliar o desempenho do servidor público e por gerar insumos úteis à tomada de decisão. Em muitos casos, utiliza-se a avaliação de desempenho apenas para subsidiar o processo de progressão de carreira. Contudo, o principal objetivo da avaliação de desempenho é

2327764 D

Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho é identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador e trabalhar para a melhoria contínua da organização. Por outro lado, Gaps de competência são diferenças entre o perfil ideal de talentos desejado para determinado cargo ou função e aqueles que o profissional realmente possui. Ou seja, avaliar o desempenho e descobrir os pontos fortes e fracos serve para determinar se um colaborador é ou não ideal para determinado cargo.

Questão: 167295

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Petrobras

Prova:    CESPE - 2007 - Petrobras - Administrador Júnior |

Recomenda-se a realização de treinamento nas áreas em que os empregados tenham apresentado rendimento abaixo do esperado, na avaliação de desempenho.

167295 A

Um dos objetivos da avaliação de desempenho é identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.

Questão: 1899359

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: PC-AM

Prova:    FGV - 2022 - PC-AM - Investigador de Polícia |

Dado que o navegador web Google Chrome permite o gerenciamento de cookies, analise as ações de gerenciamento listadas a seguir. 1. bloquear cookies 2. excluir cookies ao fechar o Google Chrome 3. excluir cookies ao iniciar o Google Chrome 4. excluir cookies de um período 5. excluir cookies de um site Dessa lista, as operações oferecidas pelo Google Chrome são

1899359 D

Um cookie (ou “HTTP cookie”) é um pequeno arquivo de texto que um site salva no computador ou dispositivo do usuário quando ele visita o site. O cookie é usado para lembrar informações sobre a atividade do usuário no site, como suas preferências de idioma, login e senha, histórico de navegação, entre outras informações relevantes. Os cookies podem ser usados para personalizar a experiência do usuário em um site e para melhorar a eficiência do site. Eles podem ser configurados pelo site visitado ou por terceiros, como empresas de publicidade. O Google Chrome permite gerenciar cookies de diferentes maneiras, incluindo bloquear cookies, excluir cookies ao fechar o navegador, excluir cookies de um período específico e excluir cookies de um site específico. Contudo, o navegador não oferece a opção de limpar automaticamente os cookies existentes ao iniciar o navegador, pois não é possível limpar o que ainda se armazenou.

Questão: 1880540

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-RO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - DPE-RO - Analista da Defensoria Pública - Psicologia |

Um profissional de recursos humanos foi encarregado de mediar e solucionar problemas de relacionamento interpessoal no trabalho. Ao diagnosticar o problema, o profissional percebeu que para solucionar a situação de conflito seria necessário que uma das partes se dispusesse a sacrificar seu objetivo ou interesse para que a outra parte pudesse atingir o seu. Ou seja, uma parte teria de apoiar a opinião da outra sem concordar totalmente com ela. Nessa situação hipotética, a solução de conflito sugerida pelo profissional de recursos humanos foi do tipo

1880540 C

Um conflito é uma situação em que há divergência de interesses e objetivos entre as partes envolvidas, podendo ser funcionais (origem positiva) ou disfuncionais (origem negativa). Para a Gestão dos Conflitos, existem dois aspectos fundamentais a serem considerados: Grau de Assertividade: grau de satisfação dos próprios interesses. Grau de Cooperatividade: grau de satisfação dos interesses de terceiros. A. Colaboração: reflete uma relação do tipo ganha-ganha, em que ambas as partes reconciliam suas diferenças e se comprometem com a solução encontrada (ambos os interesses são plenamente satisfeitos). Caracteriza-se como assertiva e cooperativa. B. Competição: reflete uma relação do tipo ganha-perde, em que uma ação é imposta em determinada situação para que seus interesses prevaleçam. Caracteriza-se como assertiva e não cooperativa. C. Acomodação: enfatiza a importância da harmonia entre os envolvidos, resolvendo os pontos de discordância menores e apaziguando os conflitos maiores (levando-os para o futuro). Nesse estilo, a pessoa renuncia aos próprios interesses para satisfazer ao dos demais, por isso é visto como altruísta e generoso. Caracteriza-se como não assertiva e cooperativa. D. Evitação: reflete uma relação do tipo perde-perde, em que os envolvidos são indiferentes aos interesses, evitando ou fugindo do conflito (geralmente usado quando o conflito é trivial, ou quando não há chance de ganhar, ou requer tempo para obter informações, ou um desacordo pode ser oneroso). Caracteriza-se como não assertiva e não cooperativa. E. Concessão: reflete uma relação do tipo ganha-perde, em que cada parte envolvida aceita soluções razoáveis que implicam em perdas e ganhos simultâneos na resolução (como um meio-termo). Caracteriza-se como assertiva e cooperativa. Analisando a situação hipotética apresentada na questão, é necessário que uma das partes se dispusesse a SACRIFICAR seu objetivo ou interesse para que a outra parte pudesse atingir o seu; isso significa que a solução desejada denota alto grau de cooperatividade e baixo grau de assertividade, o que é característico do estilo de ACOMODAÇÃO, por isso o gabarito é a letra C.