Questão: 21349

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: INSS

Prova:    CESPE - 2008 - INSS - Técnico do Seguro Social

Acerca dos princípios da seguridade social, julgue os itens aseguir. Um dos objetivos da seguridade social é a universalidade da cobertura e do atendimento, meta cumprida em relação à assistência social e à saúde, mas não à previdência.

21349 B

O que está incorreto na questão é o fato dela ter excluído a previdência social como meta também abrangida pela universalidade da cobertura e do atendimento, uma vez que este princípio é perfeitamente aplicável a todos os ramos da seguridade social: – na área da saúde: a todos (art. 196 CF) – na área da assistência social: a quem dela necessitar (art. 203, CF) – na área da previdência social: aos que contribuem (art. 201, CF). Na área da previdência se faz necessária a presença do caráter contributivo. Tanto é que existe a figura do ‘segurado facultativo’: aquele que não exerce atividade remunerada abrangida pelo sistema, mas possui a faculdade de se filiar ao sistema, bastando que contribua para tal. A legislação previdenciária possibilitou essa faculdade de filiação justamente para atender ao princípio em questão.

Questão: 1269950

     Ano: 2018

Banca: FAU

Órgão: AMS de Apucarana - PR

Prova:    

Assinale a alternativa que contenha as portas padrão dos protocolos POP3 (Post Office Protocol Version 3) e STMP (Simple Mail Transfer Protocol) utilizados no Correio Eletrônico Outlook, respectivamente:

1269950 E

O protocolo POP3 (Post Office Protocol Version 3) é utilizado para a recuperação de emails de um servidor de correio eletrônico, e a porta padrão associada a este protocolo é a 995 quando se está utilizando uma conexão criptografada (SSL). Já o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para o envio de emails, e a porta padrão para conexões SMTP seguras (usando SSL/TLS) é a 465.

Questão: 954579

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2018 - FUB - Técnico de Tecnologia da Informação |

Um órgão da administração pública federal direta identificou a necessidade de contratação de soluções de TI a fim de melhorar a prestação de serviços aos seus clientes e gerar mais valor para os negócios. Procedendo a contratação foram realizadas as ações listadas a seguir. I Elaboração do documento de oficialização da demanda (DOD) contendo como objeto principal a contratação de empresa para a gestão de processos de segurança da informação. II Elaboração do DOD contendo como objeto secundário a contratação de empresa para elaboração e implantação do plano de continuidade de negócio (PCN) de TI. III Realização do estudo técnico preliminar e da análise de riscos na fase de planejamento da contratação. IV Elaboração do termo de referência e realização da seleção do fornecedor, com a publicação do resultado após a homologação. A partir da situação hipotética precedente, julgue o próximo item, à luz das Instruções Normativas MP SLTI 4/2014 e MPOG 5/2017. O PCN está associado tanto à gestão de riscos, utilizada para administrar o risco relacionado aos produtos e serviços fundamentais de uma organização, quanto à gestão de continuidade de negócios, que visa melhorar a resiliência da organização contra possíveis interrupções.

954579 A

O propósito de um plano de continuidade de negócios, é permitir que uma organização recupere ou mantenha suas atividades em caso de uma interrupção das operações normais de negócios. Os PCN são ativados para dar suporte às atividades críticas necessárias para cumprir os objetivos da organização. Eles podem ser executados integral ou parcialmente e em qualquer etapa da resposta a um incidente. O conteúdo e os componentes dos PCN variam de organização para organização e possuem diferentes níveis de detalhe, dependendo da escala, ambiente, cultura e complexidade técnica da organização.

Questão: 435165

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANATEL

Prova:    CESPE - 2014 - ANATEL - Técnico Administrativo

Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de unidades de administração de recursos humanos. Com referência aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. Do ponto de vista estratégico, as políticas e as práticas de gestão de pessoas devem oferecer os recursos e as condições necessárias para que a organização alcance seus objetivos e suas metas.

435165 A

O propósito das políticas e práticas de Gestão de Pessoas é garantir a sua conformidade com os objetivos e metas da organização (alinhamento vertical).

Questão: 301118

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

Prova:    CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo

Julgue os itens a seguir, relativos a excelência nos serviços públicos. O modelo de excelência em gestão pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

301118 A

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, conhecido como GesPública, é a principal diretriz para instituições públicas que buscam aprimorar continuamente sua gestão. Esse Modelo de Excelência em Gestão Pública foi desenvolvido com a ideia de que é possível alcançar a excelência sem perder de vista o caráter público das organizações.