Questão: 365108

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANCINE

Prova:    CESPE - 2013 - ANCINE - Analista Administrativo - Área 1 |

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.

365108 A

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é uma ferramenta de diagnóstico e planejamento empregada pelas organizações para avaliar e aprimorar seu desempenho. Os fundamentos do MEG são formulados de maneira que possam ser observados e medidos, tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Questão: 483967

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-GO

Prova:    CESPE - 2015 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Julgue o item seguinte referente à evolução dos modelos de administração pública. Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.

483967 A

O modelo burocrático introduziu uma rigidez excessiva na administração, o que pode, muitas vezes, resultar na ineficácia do serviço público, pois limita a inovação e a criatividade. Dessa forma, correta a assertiva.

Questão: 483966

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-GO

Prova:    CESPE - 2015 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Julgue o item seguinte referente à evolução dos modelos de administração pública. O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado

483966 A

O Modelo Burocrático foi implementado para substituir a administração patrimonialista, que predominava nas monarquias absolutas. Na Administração Pública Burocrática, observa-se a profissionalização do serviço público, a concepção de carreiras, a estrutura hierárquica funcional, a impessoalidade, o formalismo e, em essência, o exercício do poder racional-legal. Os mecanismos de controle administrativo, destinados a prevenir a corrupção e o nepotismo, são aplicados de forma preventiva e há uma rigorosa supervisão dos processos administrativos.

Questão: 244015

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-PI

Prova:    CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa |

Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é patrimonialista, pois o Estado possui direitos de propriedade sobre os bens que administra.

244015 B

O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é o gerencialismo. Importante ressaltar, que ele ainda carrega vestígios do patrimonialismo e do regime burocrático.

Questão: 111686

     Ano: 2011

Banca: FGV

Órgão: SEFAZ-RJ

Prova:    FGV - 2011 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita Estadual - prova 1 |

A Ação Civil Pública tem assento constitucional em norma diversa da que prestigia as demais ações, como o Mandado de Segurança e o Habeas Co rpus, inseridos no capítulo destinado aos direitos e garantias individuais e coletivos. Em relação às características que podem ser vinculadas à Ação Civil Pública, assinale a alternativa correta.

111686 C

O Ministério Público, bem como outras pessoas especificadas em lei podem ajuizar a Ação Civil Pública. A Lei n. 7.347/85 determina uem são os legitimados: “Art. 5º Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar: I – o Ministério Público; (Redação dada pela Lei nº 11.448, de 2007). II – a Defensoria Pública; III – a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; IV – a autaruia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; V – a associação ue, concomitantemente: a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico”.