Questão: 2117040

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-ES - Analista Judiciário - Especialidade: Contador |

No que diz respeito à organização administrativa e à administração direta e indireta, julgue o item a seguir. De acordo com a jurisprudência do STF, é vedada autorização legislativa genérica para a criação de subsidiárias de entidades da administração indireta.

2117040 B

O entendimento do STF sobre o assunto é o seguinte: De acordo com o julgamento da ADI 1649, o STF considera dispensável a autorização legislativa específica para a criação de subsidiárias de empresas de economia mista, desde que haja previsão nesse sentido na lei que instituiu a empresa matriz. Nesse caso, a própria lei criadora já serve como medida autorizadora. Essa interpretação foi confirmada no julgamento da ADI 5624, em que se discutiu a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista, exigindo-se autorização legislativa e licitação. Durante o julgamento da ADI 5624, alguns votos destacaram que não é necessário uma autorização legislativa expressa para a criação de subsidiárias, desde que a lei de criação da empresa pública ou sociedade de economia mista contenha uma permissão genérica para a criação de subsidiárias. O Tribunal considerou que a autorização, ainda que genérica, deve ser estabelecida por meio de uma lei formal para a criação de subsidiárias de empresas estatais. Portanto, o entendimento do STF é que é preciso haver uma autorização genérica para a criação de subsidiárias, desde que exista uma previsão na lei que instituiu a empresa pública ou sociedade de economia mista.

Questão: 398463

     Ano: 2012

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TRT - 13ª Região (PB)

Prova:    CONSULPLAN - 2012 - TRT - 13ª Região (PB) - Estágio - Técnico em Informática |

A conexão entre computadores e meios físicos de dados é realizada através do dispositivo placa de rede. Toda placa de rede recebe um número único para a sua identificação denominado

398463 C

O Endereço MAC é um endereço físico que toda placa de rede recebe do fabricante e é único, já o endereço IP, seja ele V4 ou V6, é um endereço lógico.

Questão: 2035943

     Ano: 2015

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de São José do Rio Preto - SP

Prova:    VUNESP - 2015 - Câmara de São José do Rio Preto - SP - Agente Parlamentar de Cerimonial |

Durante a preparação de um e-mail, foram digitados: Campo “Para”, os seguintes endereços eletrônicos: jose@ gmail.com; solange@@yahoo.com.br Campo “Cc”, os seguintes endereços eletrônicos: sergiosolano.globo.com; sac_cliente@gmail.com Campo “Cco”, sem nenhum endereço eletrônico. Campo “Assunto” ficou sem preenchimento. Assinale a alternativa que contém afirmativa verdadeira.

2035943 C

O endereço de e-mail “sac_cliente@gmail.com” está correto, seguindo o padrão de formação para endereços eletrônicos. Este padrão exige que o e-mail seja composto por um nome de usuário, seguido pelo símbolo “@”, e por fim o domínio, que neste caso é “gmail.com”. Este domínio é reconhecido por pertencer ao serviço de e-mail fornecido pelo Google. É fundamental lembrar que o símbolo “@” é um elemento obrigatório e deve aparecer uma única vez em cada endereço de e-mail. Ademais, o domínio deve incluir um ponto para separar o nome da entidade do setor do domínio (exemplo: gmail.com). Outro ponto de atenção é que o endereço de e-mail não deve conter espaços em branco. Endereços com dois símbolos “@” são inválidos, como é o caso de “solange@@yahoo.com.br”, o que representa um erro comum que invalida o endereço. Também, um endereço de e-mail deve terminar com um domínio de nível superior, como .com ou .org, ou uma variação nacional (.br, .uk, etc). O endereço “sergiosolano.globo.com” é incorreto porque falta o símbolo “@” antes do domínio. Os campos “Cc” (Cópia Carbonada) e “Cco” (Cópia Carbonada Oculta) são opcionais e destinam-se a enviar cópias do e-mail para outros destinatários, enquanto o campo “Assunto” não é mandatório, mas é recomendável para fornecer um resumo do conteúdo do e-mail aos destinatários.

Questão: 1165124

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IFF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2018 - IFF - Professor - Gestão e Negócios |

A aplicação de um conhecimento empírico ou prático para a resolução de um problema com geração de valor consiste em

1165124 B

O empirismo é uma corrente filosófica, referente à teoria do conhecimento, que tem suas origens na filosofia aristotélica. O termo empirismo advém da palavra grega empeiria, que significa experiência. A experiência tem como consequência a técnica. Então lembre: EMPIRISMO (experiência) = TÉCNICA

Questão: 84816

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-ES

Prova:    CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivão de Polícia - Específicos

Juca, portador do vírus HIV, de forma consciente e voluntária, manteve relações sexuais com Jéssica, com o objetivo de transmitir-lhe a doença e, ao fim, alcançou esse objetivo, infectando-a. Nessa situação, Juca incorreu na prática do crime de perigo de contágio venéreo.

84816 B

O elemento objetivo (conduta) é a prática de relação sexual ou ato libidinoso por uma pessoa portadora de moléstia venérea com outra pessoa, expondo-a ao risco de contágio, sem importar se a vítima concorda com a ação. A efetiva contaminação não é relevante para consumar o delito, pois basta a ocorrência da relação que gera a exposição ao perigo. O elemento subjetivo necessário é o dolo. Art. 130 – Expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está contaminado: Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa. § 1º – Se é intenção do agente transmitir a moléstia: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa. § 2º – Somente se procede mediante representação.