Questão: 1907662

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - FUB - Administrador |

A respeito da responsabilidade civil do Estado, julgue o item que se segue. O ordenamento jurídico brasileiro, a partir da Constituição Federal de 1946, adotou, como regra geral, para efeitos de responsabilidade extracontratual do Estado, a teoria do risco administrativo, admitindo hipóteses de exclusão da responsabilidade estatal, a exemplo da culpa exclusiva da vítima.

1907662 A

No ordenamento jurídico brasileiro, desde a Constituição de 1946 e também na Constituição de 1988, foi adotada para fins de Responsabilidade Civil do Estado, como regra, a teoria do risco administrativo. De acordo com essa teoria, a responsabilidade do Estado pelos danos causados a terceiros por seus agentes é objetiva. Para que essa responsabilidade se configure basta que fiquem demonstrados os seguintes elementos objetivos: fato administrativo, dano e nexo causal entre o fato e o dano. É desnecessária a demonstração, para configuração da responsabilidade civil estatal, de elementos subjetivos, nomeadamente, de dolo ou culpa.

Questão: 994354

     Ano: 2019

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SLU-DF

Prova:    CESPE - 2019 - SLU-DF - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Administração |

Com relação a técnicas orçamentárias e aos princípios orçamentários, julgue o item a seguir. No orçamento-programa, o aspecto jurídico do orçamento sobrepõe-se ao aspecto econômico.

994354 B

No orçamento clássico ou tradicional o aspecto jurídico prevalece ao econômico. Sua finalidade é, basicamente, ser um instrumento de controle político do poder legislativo sobre o poder executivo.

Questão: 70484

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPU

Prova:    CESPE - 2010 - MPU - Analista Administrativo

Em nível organizacional, o treinamento pode gerar, entre outros resultados, satisfação de clientes, inovação, mudanças e ganhos de competitividade.

70484 A

No nível organizacional, o treinamento proporciona os seguintes resultados: 1. Aumento da eficácia organizacional. 2. Melhoria da imagem da empresa. 3. Melhoria do clima organizacional. 4. Aperfeiçoamento do relacionamento entre empresa e empregados. 5. Facilidade na implementação de mudanças e inovações. 6. Aumento da eficiência operacional.

Questão: 272600

     Ano: 2012

Banca: CEPERJ

Órgão: DEGASE

Prova:    CEPERJ - 2012 - DEGASE - Agente Administrativo | CEPERJ - 2012 - DEGASE - Técnico de Contabilidade | CEPERJ - 2012 - DEGASE - Técnico de Enfermagem |

Dois conjuntos B e C são subconjuntos de um conjunto A, porém A também é subconjunto de B e contém os elementos de C. Desse modo, pode-se afirmar que:

272600 A

No momento em que o enunciado diz que ”B” é subconjunto de ”A”, porém também ”A” é subconjunto de ”B”, automaticamente estes dois conjuntos devem ser iguais pois é fisicamente e logicamente impossível dois conjuntos serem subconjuntos um do outro simultaneamente sendo que os dois NÃO são iguais. Logo, é possível descartar as alternativas ”B”, ”C” e ”D”. Por fim, a alternativa correta é a letra ”A” pois o conjunto ”B” não é igual a ”C”, porém ”C” é subconjunto tanto de ”A” e ”B’.

Questão: 599223

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Psicologia

No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. A interseção entre o modelo estratégico e o modelo político de gestão de pessoas indica que a efetividade da área depende de sua capacidade de satisfazer os interesses dos diversos atores e grupos, internos e externos às organizações, que interferem tanto no planejamento quanto na execução das políticas e das práticas de administração na área de recursos humanos.

599223 B

No modelo POLÍTICO de gestão de pessoas, a organização é um espaço de jogo estratégico entre os atores sociais, que possuem margem de atuação maiores ou menores dentro desta arena pública. Uma de suas características é que o ator-chave de Recursos Humanos é a direção geral da empresa e a avaliação do resultado é feita pelos grupos organizacionais envolvidos no processo de decisão. Logo, o erro consiste em dizer que diversos atores e grupos interferem tanto no planejamento quanto na execução das políticas e das práticas de administração de RH.