Questão: 2181018

     Ano: 2023

Banca: Quadrix

Órgão: CRO-MS

Prova:    Quadrix - 2023 - CRO-MS - Analista Administrativo

Quatro influenciadores digitais muito famosos (Marcos, Mariana, Paula e Pedro) adoram compartilhar suas vidas nas redes sociais. Em um certo dia, eles resolveram fazer uma competição, com a finalidade de verificar quem tinha mais seguidores.    Depois de muitas postagens e contagens, os influenciadores descobriram algo muito interessante. Marcos tinha mais seguidores que Mariana, mas não tinha mais seguidores que Pedro. Já Paula não tinha tantos seguidores quanto Mariana. Com base nesse caso hipotético, julgue o item abaixo. A negação de “Paula tem menos seguidores que Mariana” é “Paula tem mais seguidores que Mariana”.

2181018 B

Não necessariamente, pois Paula pode ter o mesmo número de seguidores que Mariana, ou seja… a negação correta é: ” Paula não tem menos seguidores que Mariana”

Questão: 280761

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PRF

Prova:    CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão I

Pode o Congresso Nacional delegar ao presidente da República competência para legislar sobre nacionalidade.

280761 B

Não há possibilidade de o Congresso Nacional delegar ao presidente da República competência para legislar sobre nacionalidade. A Constituição Federal veda essa atividade: Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, ue deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional. § 1º Não serão objeto de delegação os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matéria reservada à lei complementar, nem a legislação sobre: (…) II – nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais”.

Questão: 281612

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnica Legislativa

O presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projeto de sua iniciativa. No caso de a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem, cada qual, sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, será a proposição incluída na ordem do dia, sobrestando-se toda e qualquer deliberação legislativa que esteja tramitando na respectiva casa até que se encerre a votação do projeto em regime de urgência.

281612 B

Não há o sobrestamento de toda e qualquer deliberação legislativa que esteja tramitando na respectiva casa até que se encerre a votação do projeto em regime de urgência, existe exceção prevista na Constituição Federal: Art. 64.” A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados. § 1º – O Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa. § 2º Se, no caso do § 1º, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, sobrestar-se-ão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se ultime a votação”.

Questão: 2466445

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-GO

Prova:    

A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos estabelecidos na CF e da classificação quanto à aplicabilidade das normas constitucionais segundo a doutrina majoritária, julgue o item a seguir. Qualquer cidadão, desde que assistido pelo Ministério Público, é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor responsável pelo pagamento das custas judiciais e pelo ônus da sucumbência.

2466445 B

Não há necessidade de assistência por parte do MP, pois qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular. E somente arcará com as custas judiciais mais os ônus da sucumbência caso seja comprovada má-fé.

Questão: 2355072

     Ano: 2024

Banca: Quadrix

Órgão: CRMV-CE

Prova:    Quadrix - 2024 - CRMV-CE - Agente Fiscal | Quadrix - 2024 - CRMV-CE - Assistente Administrativo |

Considerando‑se a tipologia os sentidos do texto e seus aspectos linguísticos julgue o item. Há um erro de concordância de gênero no trecho “com a atividade econômica do estabelecimentos fiscalizados” (linhas 45 e 46).

2355072 B

Não há erro de concordância de gênero e sim numeral. Com a atividade econômica do Estabelecimentos Fiscalizados. ( dos estabelecimentos fiscalizados)